Você sabe o que é armário-cápsula? Aprenda a montar o seu

Reduza o número de roupas do seu guarda-roupa e ajude o meio ambiente

Roupas

Seu guarda-roupa anda bagunçado? Você tem roupas demais? Já pensou em doá-las? Faça isso e transforme seu guarda-roupa em um armário-cápsula!

Vivemos comprando roupas novas e juntando roupas velhas em nossos guarda-roupas, nunca utilizamos tudo o que temos. Além disso, a indústria de roupas é a segunda maior poluidora do mundo... Então quanto mais compramos, mais estamos ajudando a poluir.

A ideia que consiste em escolher apenas 30 peças de roupa para utilizar durante uma estação do ano e fazer diferentes combinações. Ela foi uma ideia de grupos de mulheres com o objetivo de fazer com que as próprias mulheres gastassem menos tempo escolhendo o que vestir e utilizassem seu tempo em atividades mais úteis. Mas essa iniciativa também reduz e muito os impactos ambientais.

As vantagens de se ter um armário-cápsula são várias. Além de reduzir o tempo em que nos preocupamos com o que vestir para podermos fazer coisas mais úteis ou que gostamos mais, também faz com que economizemos dinheiro.

Dicas de como montar um armário-cápsula

Passo 1: categorizar

Pense na praticidade primeiro. Crie uma lista de itens importantes. Quais roupas você usa com mais frequência? Identifique esses itens antes de começar a separá-los. Dependendo do clima e de seu estilo pessoal, você pode separar calças jeans, shorts, bijuterias, óculos escuro, camisetas, vestidos, etc.

Passo 2: separar

Jogue todos os itens do seu guarda-roupa em sua cama e os separe em três pilhas diferentes: "manter", "talvez" e "doar". Na hora de separar, pergunte a si mesmo: "eu usei essa roupa ano passado?", se a resposta for não, a probabilidade é que você nunca irá utilizar essa peça novamente. Separe até que a pilha que você irá manter tenha 30 peças de roupa, cheque se todos os itens da lista que você criou no passo 1 fazem parte da sua pilha.

Passo 3: dizer adeus

Doe as roupas para instituições de caridade, as venda para brechós ou então as reaproveite de alguma forma ou recicle. Se tiver alguma roupa desgastada, o melhor a se fazer é utilizá-la para compostagem caso o tecido seja biodegradável.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail