Ficar sentada por muito tempo pode fazer células de mulheres envelhecerem até oito anos

Um estudo recente constatou que ficar sentada por mais de dez horas durante o dia pode acelerar o envelhecimento feminino

Mulher sentada

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, constataram que mulheres com a idades entre 64 a 90 anos que ficavam sentadas por mais de dez horas por dia sem praticarem o mínimo de 40 minutos de algum tipo de atividade física tinham telômeros menores.

"Telômeros? Do que você está falando?"

Os telômeros são trechos do nosso DNA fundamentais na divisão celular e que vão sendo encurtados ao longo da vida até perderem sua funcionalidade... Ou seja, trata-se do processo de envelhecimento. Portanto, a preservação dos telômeros reduz o ritmo do envelhecimento, já que seu tamanho funciona como um marcador da idade da célula e da pessoa a quem a célula pertence.

Para chegarem a esta conclusão, os pesquisadores analisaram 1,5 mil mulheres, com idades entre 64 a 90 anos, que participavam de um estudo sobre doenças crônicas na menopausa. Os resultados mostraram que mulheres que ficavam muito tempo sentadas tinham células biologicamente oito anos mais velhas do que as mulheres que não eram sedentárias. Porém, mulheres que ficavam muito tempo sentadas durante o dia mas praticavam atividades físicas obtiveram resultados melhores do que as que não praticavam exercício nenhum.

Preciso ficar sentada por horas durante o dia, o que fazer?

É necessário pelo menos 30 minutos de exercícios físicos ao dia para que mantenhamos nosso corpo saudável e para que esse envelhecimento precoce não ocorra. É importante também que pratiquemos atividades físicas desde crianças até a velhice. Se você trabalha sentada na frente de um computador, por exemplo, uma sugestão é dar pausas a cada 20 ou 30 minutos para andar um pouco. Se trabalhar em prédio, uma dica é, se possível, utilizar escadas em vez do elevador.


Fonte: Treehugger

Veja mais:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail