Estamos vivendo uma epidemia de diabetes?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que, entre 1980 e 2014, os casos de diabetes quase quadruplicaram

Glicosímetro

A diabetes é uma síndrome que se caracteriza pela falta de insulina ou incapacidade das células musculares e adiposas de absorverem essa substância, causando o aumento da glicose (açúcar) no sangue - a doença tem tipos distintos e costuma ser causada por má alimentação e sedentarismo (mas também há outras causas) e está crescendo em todo o mundo (veja mais em "O que é diabetes? Quais os sintomas, tipos e como evitar?"). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de adultos com diabetes no mundo saltou de 108 milhões em 1980 para 442 milhões em 2014.

Há uma epidemia de diabetes global?

Uma epidemia se dá quando há concentração de determinados casos de uma doença em um mesmo local e época, claramente em excesso em relação ao que seria teoricamente esperado. Vamos observar alguns dados importantes disponibilizados pela OMS:

  • A prevalência global de diabetes entre adultos com mais de 18 anos aumentou de 4,7% em 1980 para 8,5% em 2014.
  • A prevalência da diabetes vem aumentando mais rapidamente nos países de renda média e baixa.
  • Diabetes é uma das principais causas de cegueira, insuficiência renal, ataques cardíacos, acidente vascular cerebral e amputação dos membros inferiores.
  • Em 2012, cerca de 1,5 milhão de mortes foram diretamente causadas por diabetes e outras 2,2 milhões de mortes foram atribuídas à alta glicemia.
  • Quase metade de todas as mortes atribuíveis à hiperglicemia ocorrem em indivíduos com menos de 70 anos de idade.
  • A OMS prevê que a diabetes será a sétima maior causa de morte global em 2030.

A própria OMS reconhece que há uma epidemia global de diabetes. O Dia Mundial da Diabetes, que ocorre em 14 de novembro, foi criado "para desenvolver consciência sobre a epidemia global de diabetes", segundo a organização.

Relatório

Em 2016, a OMS divulgou o primeiro “Relatório Global sobre Diabetes” para alertar a população mundial sobre as formas de prevenção e tratamento da doença.

Segundo o relatório, houve um crescimento rápido da prevalência da doença em países em desenvolvimento, em grande parte devido ao sobrepeso e à obesidade, que acompanham o seu rápido desenvolvimento econômico. Alimentos ultraprocessados contribuem para a doença e são mais facilmente adquiridos que produtos in natura ou minimamente processados - entenda mais em "Alimentos in natura, processados e ultraprocessados: conheça-os e entenda as diferenças".

A OMS também pede que seus países membros incentivem políticas fiscais e leis para promover as medidas necessárias para acabar com o problema, como criar mais espaços que promovam a saúde física, que ensinem sobre alimentação saudável e que combatam efetivamente o sedentarismo. Dar suporte e estrutura para que pessoas que já sofrem com a doença possam entender melhor como funciona e seguirem o tratamento também é uma medida necessária.

Segundo a organização, o acesso a remédios e a tecnologias essenciais são obstáculos ao gerenciamento correto da doença. Dieta saudável, atividade física regular, manutenção de um peso corporal normal e evitar o uso do tabaco são formas de prevenir ou retardar o aparecimento do diabetes tipo 1. A diabetes pode ser tratada e suas conseqüências evitadas ou retardadas com dieta, atividade física, medicação e triagem regular e tratamento para complicações.

Brasil

Cerca de 16 milhões de brasileiros adultos sofrem de diabetes, o que equivale a 8,1% da população, segundo a OMS. Aproximadamente 72 mil pessoas maiores de 30 anos morrem no país por ano devido a complicações adquiridas devido à doença.

Foi aprovada, em março de 2017, a decisão da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), de disponibilizar a insulina análoga de ação rápida no Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita pelo serviço Farmácia Popular. Os demais medicamentos usados no tratamento de diabetes também estão disponíveis. Confira a tabela.

Saiba mais sobre os tipos de diabetes, prevenção e tratamento na matéria "O que é diabetes? Quais os sintomas, tipos e como evitar?".



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail