SmartCane: uma forma de facilitar a mobilidade de deficientes visuais

SmartCane é um dispositivo eletrônico feito para encaixar nas bengalas para deficientes visuais, visando facilitar a mobilidade de pessoas cegas ou com algum problema grave de visão

Smartcane

A locomoção de deficientes visuais não costuma ser muito fácil... A bengala tradicional só é capaz de detectar obstáculos que sejam menores que o joelho. A ideia do SmartCane  é justamente complementar essa função, detectando objetos que tenham a altura entre o joelho e a cabeça do usuário. O dispositivo detecta obstáculos por meio de ondas sônicas e a informação sobre a presença é transmitida por padrões vibratórios intuitivos. A bateria é de íon lítio, recarregável como a dos celulares e o dispositivo funciona em ambientes internos e externos.

De acordo com a empresa criadora, os usuários do SmartCane estão achando a tecnologia extremamente útil para detectar objetos como galhos de árvore, laterais de caminhões, cabos elétricos, equipamentos que ficam nos corredores de escritórios, como aparelhos de ar condicionado, cercas, equipamentos e acessórios de construção. Ou seja, isso permite que os usuários se locomovam sem precisar de assistência assistida mesmo em ambientes mal estruturados.

Para que o usuário possa se tornar expert no uso, é recomendável que ele passe por um tempo de treinamento - esse treino é útil para que o usuário entenda como funciona o dispositivo e qual a melhor maneira de utilizá-lo no dia a dia.

Assista ao vídeo (em inglês) para entender o funcionamento.

Fonte: SmartCane

Veja também:
-Eatwell: utensílios para refeição feitos especialmente para pessoas com Alzheimer 


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail