Substâncias extraídas de planta são responsáveis por diversos benefícios

Nim gera produtos contra pragas e doenças em plantas e até itens de higiene pessoal

Conhecida como Nim, a planta de nome científico Azadirachta indica é de origem indiana e foi trazida ao Brasil em 1982. Como característica peculiar, ela apresenta a capacidade de suas sementes, frutos, folhas e cascas fornecerem substâncias para o desenvolvimento de produtos contra a manifestação de pragas.

As responsáveis pelo sucesso no combate a pragas, animais domésticos e doença de plantas são as substâncias Nimbina, Salanina e Azadiractina. Os produtos que apresentam alguns destes elementos podem agir de diferentes maneiras em insetos, como repelente, inibidores de apetite e inseticidas.

Na pecuária e agricultura, os produtos agem em plantas e animais domésticos contra possíveis pragas e doenças. Graças ao seu uso, gafanhotos, pulgões, besouros, lagartas e outras pragas não atacam plantações e doenças provocadas por fungos e bactérias deixam de agir. Para o uso em animais, os produtos servem como vermífugo, carrapaticida e controle da mosca do chifre dos bovinos. Aos mamíferos, aves e seres humanos esses produtos são inofensivos.

Comum na região do Nordeste brasileiro, por ser de fácil adaptação as condições semi-áridas, resistente às altas temperaturas e a seca, ela pode alcançar os 10 metros de altura em poucos anos e produz os seus primeiros frutos entre 2 e 5 anos após o plantio. As flores de Nim também agradam muito às abelhas no processo de polinização. A árvore também gera madeira de ótima qualidade, resistente a cupins e muito usada na construção de embarcações, construção civil e rural além de móveis.

As sementes da planta também têm utilidade, delas se extrai um óleo que é usado na produção de medicamentos de uso veterinário e humano, inseticidas para a agricultura orgânica e itens de higiene pessoal como sabonetes, xampus e cremes dentais e para pele.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail