Já pensou em dar um banho em seu animal com produtos feitos com própolis? Conheça os benefícios desse tipo de higienização

Produtos de higiene animal feitos com própolis verde oferecem diversos benefícios para a saúde de seu pet, além de deixá-lo limpinho e cheiroso

A própolis é muito utilizada em medicamentos para humanos. Seja em pastilhas, sprays e balas, quase todo mundo já provou pelo menos uma vez um produto com própolis. Mas você sabia que nossos bichinhos também podem usufruir dos benefícios dessa riquíssima substância?

Na hora de dar banho em cães e gatos, diversas dúvidas surgem: "Dá pra utilizar sabão de coco?", "O xampu e o condicionador que uso em meus cabelos podem ser usados no bichinho?", e por aí vai... A resposta para essas duas perguntas são fáceis: não. É importante usar produtos adequados aos animais, para evitar ressecamentos excessivos, quebra e queda do pelo e danos à pele do animal. O pH desses produtos não é adequado à pele dos animais e os produtos químicos utilizados em humanos podem ser muito prejudiciais aos nossos amiguinhos. Devemos usar produtos específicos, senão é como se lavássemos a cabeça com sabão em pó... Não tem como dar certo.

O banho tem a função principal de limpeza dos resíduos que vão se acumulando na pele e na pelagem. Resíduos que são formados pela descamação natural da pele, acúmulo da lubrificação produzida pelas glândulas sebáceas na pele, poeira e poluição do ambiente. Animais que têm uma pele naturalmente mais sensibilizada e podem desenvolver reações alérgicas a partir de certos produtos.

A higienização adequada e constante de nossos pets é muito importante não só para a saúde dos bichinhos, como também para a do nosso lar. Nos passeios regulares, as patas dos animais são expostas diretamente a uma série de bactérias e fungos que serão levados para dentro de casa. Higienizar seu animalzinho com frequência e fazer a assepsia das patinhas é essencial para proteger seu pet; você e sua família se livram dessas bactérias e fungos que podem causar doenças.

Propriedades do própolis

É aí que entra o uso de produtos feitos com própolis. A própolis verde tem propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, atua como cicatrizante e regeneradora de tecidos, além de apresentar qualidades antifúngicas, antiviróticas e antibacterianas, eficaz até no combate a protozoários. É surpreendente a quantidades de propriedades presente nessa obra-prima da natureza, não é mesmo? Para saber mais sobre os benefícios da própolis para a saúde humana, clique aqui.

Substância produzida por abelhas, o própolis possui diversas variedades e benefícios

A própolis é produzida pelas abelhas para proteger a colmeia. Ela é uma mistura de pólen, resinas vegetais coletadas pelas abelhas por meio de suas enzimas salivares e cera. Sua função original é vedar a colmeia, protegendo-a contra insetos, bactérias e fungos. Além disso, a própolis também ajuda a manter a temperatura da colmeia constante, a desinfetar o alvéolo onde a rainha depositará os ovos e a mumificar invasores que consigam superar a barreira.

A variedade de própolis é vasta. Só no Brasil são 13 os tipos de própolis produzidos. Elas apresentam variações de cor, composição e consistência. A própolis verde, nativa do Brasil, é a que tem resina associada ao “alecrim-do-campo” (Baccharis dracunculifolia). Sua composição básica inclui 55% de resinas vegetais, 30% de cera de abelha, 8% a 10% de óleos essenciais e 5% de pólen, que significam mais de 400 componentes químicos, entre eles álcoois, vitaminas, minerais e, principalmente, flavonoides e flavonas inibidores de crescimento de micro-organismos.

A pele dos animais, assim como nos humanos, é o maior órgão do corpo e desempenha grande importância na saúde e bem estar. As doenças de pele são muito comuns nos animaizinhos, especialmente em determinadas raças de cães, como boxer, poodle, pug, lhasa apso, golden retriever, schnauzers, bulldogs, shar pei, dálmata, beagle, pastor belga, pastor alemão, shi-tzu e labrador, entre outros. Elas estão entre os principais motivos de atendimento em clínicas veterinárias, seja por conta de uma dermatite, uma doença causada por bactéria ou fungo, hipersensibilidade ou picadas de insetos, entre outros motivos. Alguns dos cuidados necessários para evitar o aparecimento dessas enfermidades são: uma alimentação equilibrada, a prática de exercícios e cuidados com a higiene e limpeza da pele e pelagem.

Produtos de higiene que contém própolis verde em animais podem auxiliar a manter a pele e a pelagem com brilho, evitar a queda e o ressecamento, além de melhorar o sistema imunológico e prevenir doenças de pele.

Propovets conta com gel, xampu, condicionador e loção antisséptica feita a partir de própolis verde

Propovets

A Propovets é uma empresa brasileira que possui uma linha completa de produtos de higiene e de tratamento da pele e pelagem dos animais, feitos todos com o própolis verde. Os produtos da marca são indicados para todo tipo de animais. A linha é composta por xampu, condicionador, gel e loção antisséptica.

A linha, que é toda a base de própolis verde, possui componentes como vitaminas, minerais, flavonoides e flavonas, que fortalecem o sistema imunológico e são potentes antioxidantes. Os produtos são uma excelente alternativa no combate a dermatites e excelentes coadjuvantes no tratamento de ferimentos, no corte pós-cirúrgico, em lesões de pele e em machucados em geral. A própolis verde age na pele fortalecendo-a como um todo, evitando infecções causadas por agentes oportunistas, mantendo a flora natural da pele em equilíbrio, minimizando o risco de dermatites em casos de baixa imunológica.

A matéria-prima é fornecida por uma empresa que mantém um rígido padrão de qualidade. A extração da própolis verde ocorre em mata silvestre com acesso controlado. No ambiente selvagem, a própolis verde consegue desenvolver ricas substâncias para se proteger de fungos que a atacam, além de não possuir pesticidas ou contaminantes.

Devido a isso, o produto carrega a excelente ação antimicrobiana do ativo principal, auxiliando o tratamento da pele e pelagem de animais com problemas crônicos. Além disso, o produto com a própolis verde não oferece riscos, até em animais idosos ou com problemas hepáticos, sendo que o uso de antibióticos de forma longa e em doses altas causa diversos danos. Em situações com uso dos produtos para o tratamento de doenças em seu animalzinho, consulte um veterinário de confiança.

Para adquirir os produtos, clique aqui.


Fonte: Propovets


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail