Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A empresa disponibiliza a receita da inovadora cerveja para aqueles que desejam produzi-la em casa!

A Toast Pale Ale é uma cervejaria diferente. Ela dá nova vida a pães artesanais que não são vendidos por padarias no final do dia. Isso mesmo, por mais estranho que pareça, eles produzem um tipo de cerveja feita de pão.

A empresa corta, torra e amassa o pão para fazer farinha de rosca para o processo de fermentação. A cerveja utiliza aproximadamente uma fatia de pão excedente por cada garrafa. O pão torrado acrescenta notas de caramelo que “se dão bem” com as de lúpulo amargo, conferindo um sabor maltado semelhante ao de amber ales e cervejas de trigo.

preparando a cerveja

A cerveja, foi premiada recentemente como “melhor novo conceito” no FoodBev Awards. Além de ter sido elogiada pelo chef de cozinha Jamie Oliver, ativista em prol de uma alimentação mais consciente nas escolas do Reino Unido. A empresa londrina pretende vender o produto no mercado nova-ioquino, devido à grande repercussão do produto entre os estadunidenses.

O inglês Tristram Stuart é o responsável pela concretização do projeto. Ele é autor do livro Waste: Uncovering the Global Food Scandal, obra que chama atenção para o desperdício de alimentos, indicada ao prêmio James Beard Foundation (conhecido como uma espécie de Oscar do mundo culinário).

Os pães utilizados na fabricação da cerveja vêm de padarias artesanais, fabricantes de sanduíches, entre outras fontes. Segundo Andrew Schein, da Toast Ale, o gosto da cerveja pronta não varia muito de acordo com o tipo de pão, por isso, seja pão branco ou escuro, todos são aproveitados.

Cerveja premiada Toast Pale Ale é feita com sobras de pães

A cadeia de abastecimento de pães frescos gera um grande excedente desperdiçado. Quase metade (44%) do pão produzido no Reino Unido é jogado fora ao longo da cadeia de fornecimento. Padarias têm, frequentemente, sobras de pão no final do dia. A demanda é afetada por muitos fatores, incluindo o tempo ou um descuido no gerenciamento de estoque, que pode significar muito pão indo para o lixo. Supermercados também dispõem de pães que acabam nas lixeiras por terem passado da validade, embora ainda estejam perfeitamente comestíveis. Fabricantes de sanduíche costumam descartar a primeira e ultima fatia dos pães para tornar os sanduíches mais atraentes. Você já notou que raramente sanduíches que você compra em uma loja usam essas fatias? Os consumidores também desperdiçam grandes quantidades em suas casas – precisamos aprender melhor como congelar pão e usar pão velho de forma inovadora na cozinha.

Se o pão não pode ser consumido fresco a tempo, de uma forma que ainda é saborosa, diversas receitas feitas com pão duro podem dar ao pão uma vida útil muito mais longa ao produto. É isso que a cervejaria faz, mantendo todas as calorias do pão na cadeia humana de abastecimento alimentar.

Os lucros obtidos com a venda das cervejas são revertidos para a organização ambiental Feedback, que faz campanha para acabar com o desperdício de alimentos em todos os níveis do sistema alimentar. Eles encaram a luta contra o desperdício de alimentos como uma oportunidade de reduzir o nosso impacto ambiental e melhorar o valor social do nosso sistema alimentar.

A filosofia sustentável está presente em todo o processo produtivo da empresa: utiliza energia eólica e destina os grão usados para a alimentação de animais.

Além de tudo isso, a empresa deseja inspirar as pessoas a transformar suas próprias sobras de pão em cerveja. A receita da cerveja está disponível no site da marca, em inglês, para aqueles que desejam produzir sua própria cerveja em casa.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais