Mama Light usa potencial solar de Burkina Faso para prover eletricidade ao povo Mossi

Iniciativa aproveita grande capacidade solar do país africano

Parece estranho pensar nisso enquanto estamos na frente de um computador ou de um dispositivo móvel, mas ainda existem pessoas no mundo que não possuem acesso à energia elétrica. Muitas vezes subestimamos o quão precioso é ter acesso à luz.

Recentemente, empreendedores decidiram aproveitar a grande capacidade solar de Burkina Faso, na África, para prover eletricidade a locais pobres e de difícil acesso da região. Um deles foi a princesa Abzeita Dijgma, que criou a empresa AbzeSolar, oferecendo uma série de produtos de energia solar para áreas rurais e vilarejos.

Dijgma entende a importância da luz no melhoramento da qualidade de vida da população, por facilitar a educação, a segurança e a saúde. Em sua palestra em Amsterdã, a princesa da etnia Mossi (maior grupo étnico do país, compondo praticamente 40% da população) explica que não basta apenas dar a tecnologia para o povo, é preciso capacitá-lo para garantir a longevidade dos equipamentos. Sua linha de produtos, chamada de Mama Light, inclui luzes de rua, aquecedores, lâmpadas portáteis de leitura e outros itens energizados por luz solar, além de oferecer treinamento técnico às comunidades, como orientações sobre instalação e manutenção de produtos.

Os moradores instalam e vendem os produtos, e assim obtêm uma fonte de energia renovável e impulsionam a economia local.

Descendente direta da princesa guerreira Yennenga, considerada a mãe do povo Mossi, Dijgma sente uma responsabilidade em entregar ao seu povo as ferramentas e os meios de desenvolvimento e empoderamento.

Para saber mais a respeito, clique aqui.

Veja também:
-O que é energia solar e como funciona o processo de geração de eletricidade via radiação solar?
-Espelhos gigantes combinados com tecnologia antiga podem revolucionar energia solar
-Aquecimento solar de água: entenda variações e funcionalidades dos tipos de sistema
-Energia solar pode iluminar seu jardim à noite


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail