Better Re: gadget reaproveita baterias antigas de celulares como fontes recarregáveis de energia

O trocadilho não é dos melhores, mas o Better Re faz a sua velha battery (bateria) voltar à vida

A empresa sul-coreana Enlighten desenvolveu um aparelho que reutiliza a bateria dos celulares que não são mais usados pelos usuários e as transforma em uma espécie de carregador portátil de energia.

O dispositivo é compatível com qualquer tipo de bateria e pode carregar desde smartphones até tablets, câmeras digitais e relógios inteligentes. Segundo a empresa, a maioria das baterias descartadas ainda possui 80% de vida útil mesmo após dois anos de uso.

Batizado de Better Re, o aparelho pode ajudar a solucionar o problema da exploração de lítio - metal utilizado na fabricação das baterias, que não acompanhou o volume de aparelhos fabricados ao redor do planeta - e tende a se tornar cada vez mais escasso.

Outra questão importante diz respeito à redução do lixo eletrônico. De acordo com um novo relatório do Programa das Nações Unidas sobre Meio Ambiente (Pnuma) sobre o assunto, a indústria do setor gera, por ano, 41 milhões de toneladas de resíduos de produtos como computadores e telefones celulares.

E a situação deve piorar nos próximos anos. Especialistas dizem que, até 2017, a quantidade de lixo eletrônico deve chegar a 50 milhões de toneladas, o que representa uma ameaça à saúde humana e à natureza como um todo.

O Better Re conquistou financiamento coletivo no Kickstarter. Seus idealizadores buscavam arrecadar US$ 50 mil, mas conseguiram arrecadar quase US$ 70 mil. Acesse o site oficial e confira o vídeo abaixo (em inglês) para entender melhor o projeto:

Fonte: EcoD

Veja também:
-Waka Waka: o carregador solar de celular que também funciona como luminária
-Designers criam carregador de celular feito com garrafa PET


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail