TireFlops: as sandálias feitas a partir de pneus usados

Empresa espanhola cria chinelo feito a partir do upcycling de pneus velhos

TireFlops

Com mais de um bilhão de pneus produzidos anualmente no mundo, o descarte virou uma dor de cabeça. Por não ser biodegradável, o jeito mais sustentável e correto é fazer a reciclagem, caso contrário, eles costumam ser queimados ou largados em lixões... Ai já viu o que acontece, né? Até mosquitos perigosos, como o transmissor da dengue, Aedes aegypt, podem se proliferar.

A TireFlops é uma sandália de borracha que ajuda a dar uma alternativa de descarte sustentável aos pneus, pois os utiliza como matéria-prima. Após um ano de pesquisa, a equipe formada, principalmente, por engenheiros e químicos da GomoVial, criou um processo de desconstrução que mantém as propriedades físicas, químicas e mecânicas do pneu, sem gastar energia nos processos de derretimento ou trituração da matéria.

Os criadores aproveitaram os investimentos da indústria de pneus, que cria itens cada vez mais resistentes e antiaderentes, e inseriu tais ganhos para fazer um calçado de qualidade. Os pneus usados também são obtidos localmente, evitando gasto energético no transporte.

TireFlops

Os TireFlops possuem três componentes: uma tira preta de 15% de borracha reciclada, que segundo os engenheiros é mais elástica para garantir maior conforto e segurança; a camada esponjosa feita de EVA, projetada especificamente para reduzir o deslizamento quando em contato com água (ideal para uso em praias, piscinas ou qualquer ambiente úmido); e a sola, feita a partir de pneus velhos e descartados.

Segundo os criadores, o produto não é transformado, e sim desconstruído e novamente aplicado. Sem contar que cada usuário terá uma pegada de areia interessante e única, já que cada pneu possui um marca diferente.

TireFlops

De acordo com a empresa, são diversas as possibilidades de uso com o produto do reaproveitamento de pneus. Há, dentro da companhia, a possibilidade de expansão da produção para outros tipos de calçados, como sapatos e tênis.

A empresa conseguiu bancar a primeira leva do projeto por meio de financiamento coletivo. Visite o site oficial e confira o vídeo a seguir para entender mais sobre o produto.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail