"Drop-A-Brick" atualiza truque antigo para economizar água

Um antigo truque de economia readaptado e barateado para os atuais problemas com falta d’água

A Califórnia, nos Estados Unidos, está passando pela maior falta de água de toda a história americana. E não é necessário ir tão longe assim para sabermos como é viver essa situação. Não só em tempos de escassez, mas sempre foi muito importante economizar água. Os lugares que mais precisam dessa atenção especial são os banheiros de casa, campeões de gastos.

No início da década de 2000 foi iniciada a produção de novos modelos de válvulas de descarga pra privadas que visavam uma exponencial economia de água. Os modelos atuais já se popularizaram e gastam apenas 1,2 litros de água quando acionados. Você pode ter um desses, no entanto, para adquirir um conjunto, é preciso gastar uma boa quantia. Configura-se então um problema para famílias de baixa renda.

O Drop-A-Brick quer amenizar esse problema a partir de um truque para economizar água antigo: colocando um tijolo dentro do tanque de água da privada, quase um litro e meio é economizado após cada descarga. Os modelos mais antigos e baratos de conjunto de privada gastam, em média, entre três e seis litros de água a cada vez que a válvula é aberta - isso faz uma grande diferença ao final do mês. Segundo as projeções, se cada pessoa do estado da Califórnia colocasse um tijolo no tanque da privada, a economia diária no estado inteiro seria de cerca de 760 milhões de litros. Para contextualizar a realidade tupiniquim, imagine que a Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos, só um pouco menos cheia do que o estado de São Paulo. Cara, é água demais.

No final do mês, uma família de quatro pessoas economizaria mais de 11 mil litros de água. Em um ano, veria uma diminuição de US$ 25 nas contas de água (parece pouca economia de dinheiro em um ano, mas são dados norte-americanos e completamente diferentes dos daqui).

Como fazer isso tudo? Bem, o conceito do Drop-A-Brick vem dos tijolos de casa, mas os tempos mudaram. Tijolos de barro podem danificar a estrutura do tanque de água e ai a dor de cabeça fica ainda maior. O Drop-A-Brick é feito de borracha 100% reutilizada, com uma composição especial em hidrogel não-tóxico. Seco, fica tão maleável quanto uma esponja e cabe dentro de um envelope convencional dos correios. Molhado, é tão pesado quanto um tijolo de verdade e não encontra problemas em nenhum tipo de tanque. Para ser produzido em larga escala, o Drop-A-Brick lançou uma campanha para arrecadar fundos e você pode ajudar e saber mais do projeto clicando aqui. Assista o vídeo abaixo (em inglês) para mais informações a respeito da ideia:


 

Comentários  

 
0 #1 2014-10-21 19:31
Outra solução mais barata ainda é colocar uma garrafa PET cheia de água e fechada dentro do tanque da privada
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail