Composteira automática traz agilidade e eficiência no reaproveitamento de resíduos domésticos

Uma nova maneira mais simples e prática de se fazer compostagem em casa

Composteiras automáticas

A composteira automática é um recipiente onde ocorre a degradação da matéria orgânica de forma elétrica, simples, rápida e prática. Devido a adição de micro-organismos chamados de Acidulo TM, o resíduo é decomposto a uma velocidade impressionante, em apenas 24 horas seu lixo se torna adubo orgânico.

O que você faz com seu lixo orgânico, como os restos de comida? Se a resposta envolve jogá-lo no lixo comum, saiba que a porcentagem de matéria orgânica é a de maior representatividade no volume de resíduos sólidos urbanos coletados. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a fração orgânica contribui com aproximadamente 52% do volume total dos resíduos. E trata-se de um grande desperdício, pois esse material pode ser reaproveitado por meio da compostagem, que é o processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal, formando um composto rico em substâncias húmicas e nutrientes (veja mais aqui). Ou seja, em vez de jogar fora seu lixo orgânico preenchendo inutilmente lixões e aterros, por que não reciclá-lo para criar uma terra fértil para seu jardim?

Compostagem doméstica

Certo, mas como fazemos para compostar? Uma solução para a problemática da destinação do resíduo orgânico doméstico pode ser a composteira doméstica, que é um processo simples e que não requer conhecimentos técnicos, além de ser economicamente e ecologicamente sustentável (veja mais aqui). Quando enviados para aterros sanitários comuns, a decomposição da matéria orgânica produz emissões do metano (CH4), gás dentre os piores contribuintes para o desequilíbrio do efeito estufa, cujo impacto equivale a até 25 vezes aquele provocado pelo gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2), gás libertado na queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra (desmatamentos e queimadas, principalmente) impostas pelo homem em sua contribuição para os desequilíbrios ambientais e mudanças climáticas supostamente em curso. Já existem diversos modelos de composteiras para uso doméstico no mercado, adequando-se a diversos tipos e tamanhos de ambientes e famílias.

Composteira automática

Composteira automática

Uma nova aliada que surge para esse tipo de atividade é a composteira automática. Movida a energia elétrica, ela é um modo mais simples, prático e rápido de se fazer compostagem em sua residência, que pode animar e trazer novos praticantes para essa técnica. Este método de compostagem pode ser aplicado nos mais diversos ambientes, casa, apartamento, mercados, restaurantes, lanchonetes, bares, refeitórios, hotéis, estabelecimentos comerciais, escolas, faculdades ou indústrias.

Como Funciona?

Máquina faz compostagem de maneira automatizada

Existem diversos micro-organismos na natureza que são capazes de transformar resíduos orgânicos em composto, como alguns fungos e bactérias. A composteira automática faz o uso de poderosos micro-organismos patenteados, dentre eles o Acidulo TM, capazes de se multiplicarem em altas temperaturas, alta salinidade e acidez, e com alta longevidade, o que garante ao equipamento funcionamento sem custos de manutenção adicionais, seja por reposição de filtros ou acréscimo de serragem. Quanto maior o tempo de vida dos micro-organismos, mais eficiente fica o ambiente interno da máquina, bastando para isso a atuação dos agentes e o revolvimento da mistura de resíduos pelas lâminas de agitação, o que promove a oxigenação do composto por meio de sua aeração. 

Você deve apenas inserir dentro do tanque de decomposição os materiais orgânicos que podem ser processados, como restos de comida, frutas, legumes, cascas de ovo, espinhas de peixe e carnes, apenas tomando o cuidado de cortar resíduos volumosos em pequenos pedaços, para não danificar o aparelho. Uma das vantagens deste tipo de tecnologia reside exatamente baixa restrição aos resíduos depositáveis . Praticamente tudo que é orgânico pode ser processado sem restrições, diferentemente da técnica da vermicompostagem (com minhocas), por exemplo, em que frutas cítricas, carnes, laticínios, frutos do mar e ossos não são processáveis, materiais estes por sua vez decomponíveis na tecnologia das composteiras elétricas, gerando um composto estável, rico em nutrientes minerais essenciais para a nutrição vegetal em jardins, arbustos, árvores ou mesmo às plantas nos vasos no interior de sua residência. Bastando misturar o composto com a terra ou mesmo espalhá-lo sobre a superfície do solo para que os nutrientes naturalmente penetrem no solo durante a rega ou mesmo a chuva. 

Materias orgânicos

Benefícios

Esse novo tipo de composteira promete transformar o seu lixo orgânico em um composto altamente nutritivo com segurança (livre de patógenos) e rapidez. Apenas 24 horas são suficientes para o processamento dos resíduos, um tempo muito curto quando comparado a outras técnicas de compostagem, que podem levar até 60 dias para executar esse mesmo processo. Sem contar que, de acordo com os fabricantes, a composteira elétrica tem um baixo custo operacional, pois apresenta baixo consumo de energia para o seu funcionamento, não exige manutenção adicional, não sendo necessárias a reposição de serragem ou filtros, porém, deve-se tomar o cuidado de manter a quantidade mínima indicada de material dentro do tanque de compostagem para que os micro-organismos sejam capazes de se multiplicar e continuar desempenhando seu papel.

Trata-se de um aparelho compacto e automático, que pode ser instalado praticamente em qualquer lugar, não requer muita dedicação e conhecimento, sendo capaz de, em apenas quatro dias. processar o equivalente ao seu peso em resíduos orgânicos e, no limite, evitar que algo perto de duas toneladas de materiais orgânicos tenham como destino lixões ou aterros sanitários. Novamente os criadores afirmam que é um método seguro e que não traz problemas com insetos e odores desagradáveis.

Acompanhe um vídeo que mostra como uma composteira elétrica automática pode ser um sistema seguro e simples de consumo sustentável:

Se você está se perguntando onde encontrar e como comprar essa solução no tratamento de resíduos orgânicos, clique aqui e conheça a Decomposer 2.

Existe também uma composteira criada pela empresa Eco-Wiz, de Cingapura que também transforma restos de comida em adubo e como vantagem ainda extrai água dos resíduos para ser reaproveitada para qualquer uso não potável. A desvantagem é que é uma máquina relativamente grande que ocupa bastante espaço e ainda não está à venda no Brasil.

Com relação aos outros tipos de composteira, a elétrica tem maior preço por se tratar de uma tecnologia mais complexa e que produz húmus e recicla os resíduos em tempo muito menor, além de apresentar maior praticidade. Adicionalmente, ao reduzir o volume do lixo em até 70%, a depender da composição da unidade de consumo (famílias ou empreendimentos), uma economia potencial nos custos de coleta pode tornar o investimento ainda mais interessante. Essa recicladora é uma alternativa aos métodos tradicionais de compostagem em benefício da preservação do meio ambiente. Escolha o método que achar melhor, mas de toda maneira, recicle e pratique a sustentabilidade.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail