Clever Caps: tampinhas de garrafa que viram brinquedo

Projeto transforma tampinhas em brinquedos de montar


Quem nunca utilizou uma tampa ou um pote como um brinquedo? Na praia, essa prática é bastante comum para ajudar a construir os castelinhos de areia. Mas a empresa carioca Clever Pack deu um passo além e transformou tampinhas plásticas de garrafa em brinquedos montáveis de verdade. Vamos entender melhor.

Segundo a companhia, as Clever Caps ("Tampas Inteligentes", em tradução livre) já saem da fábrica com duas vidas. Na primeira, formam um eficiente sistema de fechamento, pois são seguras e compatíveis com embalagens tradicionais. Na segunda, são blocos de montagem - pois elas possuem pequenas elevações redondas e abas laterais perfuradas. Isso faz com que possam ser encaixadas entre si e com outros blocos vendidos separadamente, garantindo um exercício criativo às crianças, sem contar o fato de que os pequenos já podem ter contato com uma das três regras da sustentabilidade: a do reúso.

Em sua primeira versão comercial, as Clever Caps foram projetadas para gargalos Finish PCO 1881 e são providas de lacre de segurança.

A empresa Clever Pack, criada entre 2007 e 2008, tem como objetivo principal desenvolver embalagens mais sustentáveis e com maior usabilidade. Sua equipe estuda, repensa, projeta e realiza o desenvolvimento de novas embalagens, atendendo às necessidades das empresas (clientes) e dos produtos sustentáveis, ou seja, aqueles ecologicamente corretos, socialmente justos, e economicamente viáveis.

Problemas das embalagens

As embalagens dos produtos são muitas vezes responsáveis pelo nosso interesse em consumir. São elas que chamam nossa atenção, mas isso faz com que o consumo humano gere resíduos que, se se não forem destinados corretamente, tornam-se um problema para o meio ambiente. Uma forma de minimizar os danos é fazendo o reúso, aumentando assim o tempo de usabilidade das embalagens dos produtos - assim como na proposta das tampinhas que viram brinquedo.

As Clever Caps disputam votos online no dia 10 de Abril, na plataforma de Social Vote, e já foram nominadas pelo Design Museum de Londres com um dos 76 finalistas do Designs of The Year 2014.

Para conferir a criação você pode assistir ao vídeo abaixo:

Saiba mais sobre as Clever Caps e a Clever Pack.

Veja também:
-Faça você mesmo: crie lindos arranjos reutilizando garrafas de vidro
-Wind-up Chair: a cadeira de "dar corda" que recarrega o seu smartphone
-Porta guarda-chuva reaproveita pingos para regar planta
-Usando papelão, designer cria cadeira ecológica reclinável
-Alça autolimpante previne contato com germes no transporte público


 

Comentários  

 
0 #1 2014-04-09 01:05
Muito legal =]
Citar
 
 
0 #2 2014-04-13 18:18
Com 93% dos votos em seu primeiro "round" as "Clever Caps" vencem e seguem na disputa como "Design of The Year", na plataforma de social votes do Design Museum de Londres ( www.designsoftheyear.com). O próximo round de votações das Clever Caps será no dia 09 de maio. Informações adicionais estão disponíveis no site: https://www.facebook.com/events/265630460264837/. Como um dos co-inventores, espero poder contar com o apoio muitas pessoas. Caso queiram apoiar esse projeto 100% brasileiro, por favor, compartilhem essa notícia. Att. Henry Suzuki
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail