Prato comestível: opção gostosa para poupar sabão e água depois da refeição

Com esses pratos comestíveis você reduz o desperdício de água, pratos descartáveis e energia

Depois de saborear um delicioso almoço caseiro, resta a terrível tarefa de lavar a louça. A preguiça pode fazer com que o ato seja deixado para depois, o que pode causar problemas de relacionamento. Não adianta argumentar que lavar a louça aumenta a pegada hídrica e o impacto ambiental (gasto de sabão), pois é um trabalho que precisa ser feito de qualquer jeito. Mas imagine a possibilidade de não lavar a louça simplesmente porque você... comeu o prato!

Foi essa a alternativa criada pelo instituto Piet Zwart para poupar esforços e recursos naturais: criar incríveis pratos comestíveis. Eles são feitos manualmente e servem para colocar petiscos e outros pequenos alimentos. Após devorar o conteúdo, é só comer o pratinho. Assim, evita-se o desperdício de energia para produção do prato, além da redução dos gastos com sabão e água, que só precisarão ser usados nos talheres, copos e panelas, dependendo da refeição.

Para conceber os pratos comestíveis, os designers Joanne Choueiri, Giulia Cosenza e Povilas Raskevicius, do Piet Zwart, desenvolveram o Rollware - um rolo (parecido com o de macarrão) entalhado com desenhos que se fixam na massa. Os pinos de rolagem que são acoplados em conjuntos possuem três funções. A primeira é "abrir a massa", para que ela fique plana; a segundo é "imprimir" o desenho no alimento; e a terceira é cortar a massa com o tamanho de um círculo (para entender melhor o processo, confira o vídeo no final da página). Depois de pronta essa massa vai ser cozida e, em vez de ser descartada, servirá de alimento.

Existem quatro tipos de rolo com desenhos padronizados. Desse modo, é possível variar e criar pratos para diferentes tipos de alimentos, incentivando a criatividade do usuário. Há inclusive o formato da tradicional casquinha de sorvete.

Os pratos comestíveis ajudam a sua refeição ficar mais agradável e ainda te oferecem uma sobremesa caseira embutida para o final. Só fique atento à limpeza das mãos e da mesa em que você for se alimentar para que não haja qualquer risco de contaminação.

O instituto inovador, além do Rollware, desenvolveu outros produtos nessa mesma linha sustentável. Para mais informações, clique aqui.

Confira o vídeo abaixo, que demonstra como produzir um prato comestível com o Rollware:

Imagens: Trendhunter

Veja também:
-
Fast foods já podem vender seus alimentos em embalagens sustentáveis
-Rede de restaurantes Bob's testa embalagem comestível de hambúrgueres


 

Comentários  

 
-1 #1 2013-04-26 12:39
Amei tem receita aguardo resposta.
Citar
 
 
0 #2 2013-04-27 11:53
Aonde posso comprá-lo?
Citar
 
 
-1 #3 2013-05-09 18:43
A massa do prato é vegana?
Citar
 
 
0 #4 2014-05-03 13:45
Por favor, onde posso compra-los?
Citar
 
 
0 #5 2014-06-24 22:58
tenho muito interesse, onde encontrar mais informações sobre estes prato?
alguma coisa para colocar comida quente, eles aguentam?
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail