Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O conceito EcoCharge faz uso da energia térmica para transforma calor em energia elétrica, mas ainda não saiu do papel

Quando você leva uma panela ao fogo para preparar um alimento, muita energia térmica é desperdiçada em contato com o ambiente. Mas o designer iraniano Ardavan Mirhossein teve uma ideia para reaproveitar essa energia e recarregar, simultaneamente, a bateria de aparelhos eletrônicos, como celulares, smartphones e tocadores de MP3. Trata-se do EcoCharge, uma solução que pode ser eficiente.

Além de ser ecologicamente correto, o EcoCharge é portátil e prático. Ele possui uma face magnética flexível instalada em uma espécie de prato de silicone. Basta aproximar o objeto de qualquer superfície de metal (mesmo ela sendo curva) que o dispositivo irá se acoplar automaticamente para absorver a energia térmica. Esse dispositivo tem um fio que é ligado aos gadgets para recarregá-los.

Geradores termoelétricos inseridos no EcoCharge são responsáveis por converter o calor do preparo de alimentos em energia elétrica. A tela do equipamento é feita com OLED, diferenciada dos modelos de LCD, Plasma e LED por ter menor gasto energético.

O EcoCharge também é leve, fino, tem cores mais intensas e naturais e você pode acompanhar a recarga do aparelho, o que permite observar a eficiência das fontes.

O único problema do dispositivo é que ele ainda é um conceito. Ou seja, ainda não existe na realidade e nem está disponível para compra. Mas caso a iniciativa se torne viável comercialmente e haja meios de financiá-la, pode sair do papel. Para ter mais informações sobre a ideia, clique aqui (em inglês).


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais