Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O programa Phoenix da agência americana DARPA pretende reaproveitar o lixo espacial que orbita nosso planeta

A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA, na sigla em inglês) lançou recentemente o projeto Phoenix, que visa desenvolver reciclagem espacial.

O programa, que antes parecia ter realização possível apenas num futuro distante, ganhou novos investimentos. U$ 2,5 milhões foram doados por um investidor da Califórnia para bancar os gastos com pesquisas de hardware para o satélite coletor.

A DARPA estima que haja cerca de U$ 300 bilhões em equipamentos inoperantes que orbitam em volta da Terra atualmente. Apesar disso, os satélites não são necessariamente inúteis, pois uma pequena falha em um único componente pode ser o suficiente para tirar a função inicial do equipamento.

A agência realizou uma conferência sobre o projeto com representantes da indústria com o objetivo de estimular empresas privadas a apoiarem o programa. A DARPA estima que fabricantes de satélites comerciais desenvolvam um modelo que tenha suas peças reaproveitadas pelo satélite coletor, na amostra que está agendada para 2015.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais