Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Em 2016, o Dia da Sobrecarga ocorreu em 8 de agosto

Em 2 de agosto a humanidade atingiu a sua cota de gastos de recursos naturais para todo o ano de 2017, segundo informações da Global Footprint Network (GFN), uma organização de pesquisa internacional sobre sustentabilidade com sedes em diversos países. Na data citada, chamada de Dia da Sobrecarga da Terra (ou Earth Overshoot Day, em inglês), foi lançada uma nova calculadora de pegada de carbono com diversos recursos.

O Dia de Sobrecarga da Terra marca a ocasião em que a demanda anual por recursos naturais excede o que o planeta pode regenerar a cada ano. Isso ocorre porque nós emitimos mais dióxido de carbono na atmosfera do que os oceanos e florestas podem absorver, caçamos frutos do mar e desmatamos florestas mais rapidamente do que o tempo gasto para elas se reproduzirem. Os custos desse excesso de gastos ecológicos globais também incluem a seca, a escassez de água doce, a erosão do solo e a perda de biodiversidade.

A nova calculadora permite que os usuários meçam sua própria demanda na natureza (pegada ecológica) e avaliem seu Dia da Sobrecarga pessoal. Trata-se de uma estimativa do Dia da Sobrecarga da Terra se todos no mundo tivessem uma pegada igual à do usuário. Se o seu Dia da Sobrecarga pessoal for anterior a 2 de agosto, significa que sua demanda na natureza é maior do que a média mundial. Se for anterior a 24 de abril, é maior que a média da Alemanha; se for anterior a 14 de março, é maior do que a média dos EUA. Confira a lista de todos os países na imagem do início da matéria.

Dia da Sobrecarga da Terra

Soluções

Para o Dia da Sobrecarga da Terra 2017, a GFN destacou soluções e promessas individuais para alterar a data com a hashtag #movethedate (mova a data) em redes sociais. Se conseguíssemos “empurrar” o Dia da Sobrecarga da Terra 4,5 dias todos os anos, retornaríamos a viver demandando apenas uma Terra antes de 2050; atualmente, estamos usando 1,7 Terra.

Reduzir o componente de carbono da pegada ecológica global em 50% moveria o Dia da Sobrecarga 89 dias adiante. A alimentação é outro grande “motorista ecológico”. Cortar o desperdício de alimentos pela metade em todo o mundo pode mover a data do Dia da Sobrecarga em 11 dias; comer alimentos menos intensivos em proteínas em todo o mundo pode mover o dia de superação 31 dias além da marca atual. Uma lista de soluções existentes está disponível aqui (em inglês).

“Nosso planeta é finito, mas as possibilidades humanas não são. Viver nos meios de um planeta é tecnicamente possível, financeiramente benéfico e nossa única chance de um futuro próspero”, disse Mathis Wackernagel, CEO da GFN e co-criador da pegada ecológica. “Esperamos que nossa nova calculadora de pegada permita que milhões de pessoas em todo o mundo explorem soluções de sustentabilidade e obtenham uma sensação crescente das possibilidades disponíveis para a sociedade”.

Funções da nova calculadora

A nova calculadora da pegada ecológica vai além de avaliar o impacto dos usuários sobre o planeta e as emissões de carbono. Ela permite aos usuários trocar diversas opções, aprender sobre soluções e se conectar a fatos breves sobre sustentabilidade. A pegada ecológica de uma pessoa é a quantidade de área de superfície produtiva necessária para fornecer tudo o que um indivíduo usa no seu dia a dia, incluindo áreas para produzir alimentos, fibras e madeira; para acomodar infraestrutura urbana e absorver emissões de dióxido de carbono da queima de combustível fóssil (veja mais em “O que é pegada ambiental?“). A nova calculadora, ainda uma versão beta, está disponível apenas em inglês. Essa primeira fase da nova calculadora foi financiada pela Fundação MAVA e desenvolvida em parceria com a Free Range Studios.

Dia da Sobrecarga da Terra

Fonte das informações, das tabelas e gráficos: Earth Overshoot Day

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais