Deutsche Bank vai parar de financiar o carvão, e essa escolha não é apenas ambiental

Além das energias renováveis estarem sendo barateadas, elas podem ser implantadas com mais facilidade

Mineiração de carvão
Imagem: Wikimedia Commons

Você se lembra de quando o Bank of America prometeu parar de financiar a mineração de carvão? A instituição não era a única a ficar com o pé atrás a respeito dessa fonte de energia. Segundo o jornal britânico The Guardian, o Deutsche Bank está se comprometendo a encerrar o financiamento de novas plantas de mineração de carvão e da novas construção de usinas a carvão.

Essa promessa está sendo feita, diz o banco, para apoiar o seu compromisso com o Acordo de Paris. Mas também é, muito provavelmente, uma decisão de investimento extrememante prudente. Com a Índia eliminando a construção de novas centrais de carvão anos antes do recomendado, a China reduzindo sua demanda nessa fonte, e grandes empresas de serviços públicos e países inteiros dizendo que estão fartos do carvão, fica cada vez mais difícil ver futuro para essa fonte.

Apesar das promessas de políticos de colocarem os mineiros de carvão para trabalhar novamente, as indústrias de energia - e os gigantes financeiros que as capacitam - estão começando a perceber que o carvão tem um custo muito elevado. Afinal de contas, independentemente das políticas governamentais ou do pêndulo político partidário, é difícil defender o caso do carvão quando os preços das turbinas eólicas estão caindo, a solar está se tornando mais competitiva e o armazenamento de energia em grande escala e rápido está se tornando uma realidade.

O problema para o carvão não é apenas que as energias renováveis ​​(e gás natural) estão se tornando mais baratas. É que as energias renováveis ​​são mais facilmente e rapidamente implantadas, e elas têm quase custo marginal zero após o início das operações. 

Então, sim, o Deutsche Bank, sem dúvida, tomou essa decisão com um olho em seu perfil de relações públicas. Mas eles também têm o hábito de ganhar dinheiro, e o carvão não é mais uma aposta segura para os bancos. E uma vez que os bancos param de emprestar (ou exigem taxas de juros mais altas), então a economia do carvão continua piorando.


Fonte: Treehugger

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail