Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Fenômeno conhecido como murmuração é exclusivo da Europa

A beleza única e espetacular de milhares de pássaros (estorninhos) europeus em movimento sincronizado, um fenômeno chamado de murmuração, é algo incrível. Vistas de longe, essas nuvens dançantes são hipnotizantes em suas pulsações, rodopios e mergulhos. E por que elas existem? As murmuraçãos de estorninhos ainda são um debate na comunidade científica. As mostras aéreas maciças podem ser mecanismos de defesa contra predadores, tais como falcões ou chamadas a outros rebanhos para se aproximarem, tornando o ambiente mais quente.

“Quando estão juntos, o ambiente fica muito mais quente em comparação com grupos pequenos e as murmurações podem ter até 100 mil aves”, disse Anne Goodenough, da Universidade de Gloucestershire, ao Belfast Telegraph. “Por que são apenas os estorninhos europeus que realizam enormes exibições aéreas durante um período prolongado antes de irem se alojar? Nós realmente não sabemos”.

Seja qual for a razão, essas enormes reuniões certamente são algo para ser contemplado. Confira o espetáculo dos estorninhos europeus no Natal de 2016, em Logroño, Espanha.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais