[Vídeo] A incrível reunião de pássaros numa "nuvem gigante"

Fenômeno conhecido como murmuração é exclusivo da Europa

Reunião de pássaros numa "nuvem gigante"
Imagem: reprodução Vimeo

A beleza única e espetacular de milhares de pássaros (estorninhos) europeus em movimento sincronizado, um fenômeno chamado de murmuração, é algo incrível. Vistas de longe, essas nuvens dançantes são hipnotizantes em suas pulsações, rodopios e mergulhos. E por que elas existem? As murmuraçãos de estorninhos ainda são um debate na comunidade científica. As mostras aéreas maciças podem ser mecanismos de defesa contra predadores, tais como falcões ou chamadas a outros rebanhos para se aproximarem, tornando o ambiente mais quente.

"Quando estão juntos, o ambiente fica muito mais quente em comparação com grupos pequenos e as murmurações podem ter até 100 mil aves", disse Anne Goodenough, da Universidade de Gloucestershire, ao Belfast Telegraph. "Por que são apenas os estorninhos europeus que realizam enormes exibições aéreas durante um período prolongado antes de irem se alojar? Nós realmente não sabemos".

Seja qual for a razão, essas enormes reuniões certamente são algo para ser contemplado. Confira o espetáculo dos estorninhos europeus no Natal de 2016, em Logroño, Espanha.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail