Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Cerca de 40% das iniciativas são voltadas para a adaptação de comunidades a alterações dos padrões ambientais

Imagem: Pnud Croácia

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) investe 2,8 bilhões de dólares em quase 800 iniciativas para combater as mudanças climáticas em 140 países. É o que revela um novo relatório divulgado pela própria agência em 17 de novembro, durante a Conferência do Clima da ONU que aconteceu em Marraquexe, no Marrocos.

O levantamento do organismo internacional mostra como os esforços contra as transformações do clima estão associados ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. As nações de atuação do Pnud incluem os 48 países menos desenvolvidos e os 39 membros da Aliança dos Pequenos Estados Insulares (Apei). Desde 2008, a agência ajuda esses e outros territórios a obter financiamento.

Em torno de 40% dos projetos do programa são voltados para a adaptação às mudanças climáticas — e somam quase um bilhão de dólares.

Ações para promover o uso de energia sustentável e a proteção das florestas respondem por, respectivamente, 30% e 22% do orçamento. Estratégias para aprimorar capacidades e fortalecer instituições e políticas para cumprir o Acordo de Paris — e implementar as Contribuições Nacionalmente Determinadas — representam 11% de todos os projetos.

“Graças ao Acordo de Paris, agora temos um caminho para que o mundo trabalhe em conjunto em uma solução integrada para a mudança do clima”, aponta assistente administrativa do Pnud, Magdy Martínez-Solimán. “Agora é nossa responsabilidade trabalhar com nossos parceiros para seguir esse caminho e para ajudar a atingir as prioridades em relação ao clima e ao desenvolvimento.”

Acesse o relatório na íntegra aqui (em inglês).


Fonte: ONUBR

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais