Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Chuvas e nevadas podem acontecer por conta da passagem constante das aeronaves

Uma pesquisa publicada na revista científica Science aponta que o trânsito intenso de aviões influencia a meteorologia ao redor dos aeroportos. Segundo o estudo, a passagem dos aviões pelas nuvens mais baixas pode criar “buracos” nas formações e causar chuvas e nevadas.

De acordo com os pesquisadores, o fenômeno é causado pelo resfriamento e expansão do ar que fica atrás das turbinas do avião e sobre as asas. Eles explicam que queda de temperatura pode congelar as finas gotas de água nas nuvens, formando cristais de gelo. O processo avança até surgir um canal de cristais na camada das nuvens, que pode expandir-se por horas, aumentando a precipitação de chuva da nuvem.

Para chegarem a estas conclusões, Andrew Heymsfield, do Centro Nacional para Pesquisa Atmosférica em Boulder, no Colorado, e pesquisadores em outras partes dos Estados Unidos, estudaram imagens dos canais nas nuvens registradas por satélites, e depois usaram modelos computadorizados de previsão meteorológica para simular o crescimento e a evolução das nuvens. Segundo a pesquisa, as camadas de nuvens extremamente frias podem ser encontradas em um raio de 100 km ao redor dos grandes aeroportos do mundo.

Apesar de aumentarem os níveis de chuva e de nevadas, os pesquisadores não acreditam que o fenômeno possa afetar o clima global. Mas dado que muitos dos grandes aeroportos possuem uma camada de nuvens baixas durante o inverno, isto poderia gerar a necessidade de retirar o gelo dos aviões com mais freqüência.

Estas nuvens com canais, induzidas pelos aviões, foram documentadas durante décadas e frequentemente atribuídas ao lançamento de foguetes ou à passagem de objetos não identificados. Uma nuvem flutuou sobre Moscou em 2009 e gerou especulações e até teorias conspiratórias.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais