Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Em 2000, esse dia ocorria no fim de setembro

Em 8 de agosto, a humanidade atingiu a sua cota de gastos de recursos naturais para todo o ano de 2016, segundo informações da Global Footprint Network, uma organização de pesquisa internacional sobre sustentabilidade com sedes em diversos países.

O Dia da Sobrecarga da Terra (ou Earth Overshoot Day, em inglês) marca a data em que a demanda anual por recursos naturais excede o que o planeta pode regenerar a cada ano. Isso ocorre porque nós emitimos mais dióxido de carbono na atmosfera do que os oceanos e florestas podem absorver, caçamos frutos do mar e desmatamos florestas mais rapidamente do que o tempo gasto para elas se reproduzirem.

Emissões de carbono são o fator que mais contribui para a sobrecarga ecológica, com a pegada de carbono excedendo 60% da demanda da humanidade na natureza. Se todos aderirem às metas estabelecidas por praticamente 200 países em dezembro de 2015, a pegada de carbono precisará gradualmente diminuir até zero até 2050. Esse compromisso pede um novo modo de vida em nosso planeta.

Quantos Planetas nos precisamos

Como a população mundial e o consumo aumentaram – particularmente com relação às emissões de carbono – o Dia da Sobrecarga da Terra passou do fim de setembro no ano 2000 para 8 de agosto neste ano. No entanto, a velocidade de movimentação regressiva diminuiu para menos de um dia por ano em média, nos últimos cinco anos, em comparação com a média de três dias por ano desde que o método de medição começou no início dos anos 70.

“O Acordo de Paris ainda é a declaração mais forte sobre a necessidade de reduzir a pegada de carbono drasticamente. Em última análise, colapso ou estabilidade é uma escolha”, disse o confundador e CEO da Global Footprint Network, Mathis Wackernagel. “Nós recomendamos fortemente a nações, cidades e indivíduos a tomada de ações ousadas e rápidas para fazer das metas de Paris uma realidade alcançável.”

Quantos países são necessários
Pegada Ecológica Mundial e biocapacidade


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais