Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Depois de décadas de desmatamento para agricultura e criação de animais, país implementou políticas de proteção nos anos 80; Costa Rica é a primeira nação tropical a parar e reverter a situação, segundo Banco Mundial

Imagem: Banco Mundial/Flore de Preneuf

O Banco Mundial afirmou que as florestas da Costa Rica representam uma “incrível história de sucesso”.

Depois de décadas de desmatamento crescente para abrir terras para uso da agricultura e criação de animais, o país implementou políticas de proteção nos anos 80 que permitiram a recuperação das florestas.

País Tropical

Segundo o Banco Mundial, a Costa Rica é o primeiro país tropical a parar e reverter a situação. Atualmente, mais da metade do território costarriquenho é coberto por florestas, comparado com os 26% registrados em 1983.

Ao mesmo tempo, a nação alcançou um crescimento significativo nos setores de turismo sustentável e de geração de energia hidrelétrica.

As florestas contribuem com 2% do Produto Interno Bruto, PIB, para a economia. O resultado é bem maior do que o esperado inicialmente.

Os especialistas disseram que a urbanização e a alta demanda por energia estão pressionando os recursos naturais da Costa Rica. Além disso, a grande demanda internacional por madeira está incentivando o desmatamento ilegal.

Reforma

O Banco Mundial diz que a conservação das florestas no país pode ficar ameaçada se o setor de silvicultura não sofrer um processo de reforma para lidar com esses desafios.

Só será possível manter o crescimento das florestas se elas forem consideradas um “bem de produção” e suas contribuições para a economia incluídas nas políticas implementadas pelo governo.

Desde 2012, a Costa Rica e o Banco Mundial trabalham em parceria num projeto para colher dados mais específicos sobre os recursos naturais do país, por exemplo, florestas, água e energia, e como eles interagem com a economia.

Os resultados têm impacto direto sobre como a Costa Rica realiza a gestão de seus recursos florestais, tanto em relação à conservação como ao uso sustentável.

Fonte: Rádio ONU

Veja também:
Estudos apontam benefício das árvores para a saúde humana


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais