Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Marcando o Dia Internacional da Diversidade Biológica (22 de maio), agência da ONU pediu esforços para cumprir a Agenda 2030 da ONU

Imagem: Flickr/Denis Gustavo

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, marcou a 16º edição do Dia Internacional da Diversidade Biológica – comemorado todo 22 de maio – pedindo esforços para o cumprimento da Agenda 2030 das Nações Unidas neste tema. O Dia é dedicado, em 2016, ao tema “Integração da biodiversidade e apoio às pessoas e a seus meios de subsistência”.

“Isso repercute de forma poderosa a visão estabelecida na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e Acordo de Paris sobre Mudança Climática”, destacou Bokova, lembrando que a realização dos 17 objetivos globais da ONU exigirão um esforço mundial “sem precedentes” de atenuação e adaptação à mudança climática, para reduzir seu impacto nas pessoas e em seus meios de subsistência, e para se descobrir formas de usar os recursos do planeta de forma sustentável.

A Unesco lidera a iniciativa de elaborar soluções eficazes e inclusivas. Por meio da Convenção do Patrimônio Mundial e da Rede Mundial de Reservas da Biosfera, bem como do Programa Mundial sobre Geoparques, a agência da ONU contribui para a conservação de sítios com valor universal excepcional, incluindo sua rica biodiversidade.

Os 197 sítios do Patrimônio Mundial natural e as 669 Reservas da Biosfera da UNESCO são plataformas de aprendizagem para soluções locais de desenvolvimento sustentável, e abrangem todos os principais ecossistemas. Os 120 Geoparques Mundiais, em 33 países, exercem um importante papel na proteção e na educação sobre patrimônio geológico, de modo a contribuir para a conservação da biodiversidade.

“Esses sítios mostram como os serviços do ecossistema beneficiam diretamente as comunidades locais, com a preservação da natureza caminhando de mãos dadas com o desenvolvimento local, oferecendo exemplos significativos de desenvolvimento sustentável, nos quais novos valores econômicos, sociais e culturais interagem de forma harmônica”, disse Bokova.

“Esses sítios refletem a importância de parcerias em todos os níveis, estimulando a emergência de sociedades verdes que são mais justas na divisão de benefícios, mais sábias no uso de recursos e mais sustentáveis na criação de meios de subsistência.”

“Foram necessários bilhões de anos para que se criasse a biosfera de que nós desfrutamos, com sua incrivelmente rica diversidade de plantas e animais – é nosso dever e responsabilidade agir agora para preservá-la para as gerações futuras”, concluiu a chefe da Unesco.

Fonte: ONUBr

Veja também:
O que é pegada ambiental?
Pesquisadores alegam que os algoritmos precisam ser programados de forma mais cautelosa para evitar a destruição do meio ambiente


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais