Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Postura foi considerada evasiva por analistas

Imagem: François Mori/AP

O tema do rompimento da barragem de Mariana foi o ponto mais importante citado pela presidente Dilma Rousseff em seu discurso de abertura na 21ª Conferência do Clima (COP21) da ONU, no dia 30 de novembro. 

A líder do país classificou o episódio envolvendo a empresa Samarco, controlada pela BHP Billiton e pela Vale, como “o maior desastre ambiental da história do Brasil”. Severas punições aos responsáveis também foram prometidas – o Ibama já anunciou multa de R$ 250 milhões à empresa.

“A ação irresponsável de uma empresa provocou o maior desastre ambiental na história do Brasil na grande bacia hidrográfica do rio Doce”, disse a presidente. “Estamos reagindo ao desastre com medidas de redução de danos, apoio às populações atingidas, prevenção de novas ocorrências e também punindo severamente os responsáveis por essa tragédia”.

A respeito do clima e do fenômeno El Niño, a presdente afirmou: “O problema da mudança do clima não é alheio aos brasileiros. Temos enfrentado secas no Nordeste, chuvas e inundações no Sul e no Sudeste do país. O fenômeno El Niño tem nos golpeado com força”.

Dilma defendeu a adoção de um acordo global que tenha caráter compulsório para todos os países que participarem.

Repercussão

Para analistas, a declaração mostra uma postura evasiva do governo na questão da Samarco, ainda mais defendendo um modelo de desenvolvimento econômico, assim como faz a oposição, que não leva em conta as contrapartidas ambientais (e sim o crescimento a qualquer custo), para além das responsabilidades federais no caso específico de Mariana (para saber mais a respeito, clique aqui).

Veja também:
COP21 receberá ao menos 147 líderes mundiais
Samarco admite que duas barragens correm risco de se romperem em Mariana


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais