Pnuma pede a empresas para elevar padrões de sustentabilidade em suas operações

Qualidade de relatórios empresariais é insuficiente, segundo órgão ligado à ONU

Imagem: Pixabay CC0 / Public Domain

As empresas estão tendo dificuldades em precisar a escala e a extensão dos seus impactos ambientais, é o que diz o novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

No caso de emissão de gases de efeito estufa, apenas nove das 108 empresas pesquisadas (8%) estabeleceram intenções de redução seguindo a meta científica de limitar o aquecimento global a 2 ºC, principal objetivo da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP21), que acontece em Paris, em dezembro desse ano.

Lançado em 12 de novembro, em Berlim, Alemanha, o relatório “Elevando o nível – Avançando a Divulgação Ambiental no Relatório de Sustentabilidade” pede mais responsabilização das empresas nos esforços para mitigar seus impactos sociais e ambientais da mudança do clima, como estabelecido na Agenda 2030 pelo Desenvolvimento Sustentável.

A análise do Pnuma dos relatórios de sustentabilidade de 108 empresas concluiu que, tipicamente, são divulgados dados em quatro áreas-chave: emissão de gases de efeito estufa (relatado por 95% das empresas pesquisadas), energia (83%), água (81%) e materiais/resíduos (75%). No entanto, a qualidade desses relatórios é insuficiente para representar todos os impactos ambientais e sociais causados pelas empresas.

“Relatórios de sustentabilidade empresarial precisam mudar elevar rapidamente seu padrão de um enfoque em melhorias incrementais e isoladas para os impactos ambientais corporativos”, disse o chefe da área de Cidades Sustentáveis e Estilo de Vida do Pnuma, Arab Hoballah. “Deveriam, em vez disso, servir para acelerar operações de negócios ao longo de cadeias de valor a fim de conseguir o tipo de mudança transformadora necessária para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. Isso é precisamente o que é necessário para incentivar os países e as empresas a agirem de forma eficaz em seus respectivos níveis”.

Para acessar o relatório completo, clique aqui (em inglês).

Fonte: ONUBr

Veja também:
-O que é sustentabilidade?
-Oito dicas simples que ajudam seus filhos a praticarem a sustentabilidade 


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail