Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Especialistas não estão otimistas sobre possível reversão da situação

Imagem: arquivo / Agência Brasil

O nível do mar subiu, em média, quase oito centímetros em todo o mundo desde 1992 graças ao aquecimento global, informou a Agência Especial dos Estados Unidos (NASA) no dia 26 de agosto, alertando que a tendência será a mesma nos próximos anos.

Um grupo de cientistas da agência apresentou os mais recentes dados sobre o aumento do nível da água do mar em todo o mundo – que foi, em média, 7,62 centímetros superior ao de 1992 –, apesar de o panorama variar em diferentes regiões. Em alguns casos, o nível chegou a superar os 22 centímetros.

O aquecimento global, provocado principalmente pela atividade humana (de acordo com muitas visões científicas), é o principal culpado pelo aumento do nível de oceanos e mares, pois aquece os oceanos; e é responsável pelo degelo da Antártida. As costas da Ásia e Oceania, no Pacífico, juntamente com o Mediterrâneo Oriental e a costa da América foram as mais prejudicadas pela subida do nível do mar.

“É muito provável que a situação piore no futuro”, alertou Steve Nerem, geofísico da Universidade do Colorado, durante a apresentação dos dados.

Os cientistas alertaram que, mesmo que sejam tomadas medidas para tentar reverter a situação, seriam necessários séculos para voltar aos níveis anteriores às alterações climáticas.

A subida do nível da água do mar põe em risco o futuro de inúmeras cidades e povoações costeiras, ameaçando desaparecer uma série de ilhas e, no caso do Pacífico em especial, países inteiros.

Fonte: EcoD

Veja também:
Nível do mar está aumentando de forma mais rápida, diz estudo


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais