Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Material particulado recobre a atmosfera por causa da falta de chuvas e de vento

A região metropolitana de Santiago ficou sob estado de emergência no último dia 22 de junho por causa da alta concentração de poluentes do ar. Cerca de 900 indústrias foram obrigadas a paralisarem suas atividades temporariamente e 40% dos 1,7 milhão de carros não puderam circular pelas ruas da capital.

Em comunicado, o Ministério do Meio Ambiente declarou que a região está passando por um dos junhos mais secos dos últimos 40 anos e que a circulação de ar está muito ruim no vale de Santiago, aumentando a concentração de poluentes.

Inicialmente, a situação de emergência, a primeira desde 1999, entrou em vigor por 24 horas, mas pode ser retomada caso a situação não melhore.

Os habitantes da região afetada foram aconselhados a não praticarem exercícios físicos ao ar livre, mas não houve qualquer tipo de proibição – a Copa América de futebol continua sendo disputada no país normalmente.

Sem ventos e chuvas, as pequenas partículas de poluentes encobriram a região metropolitana. Elas podem causar vários problemas de saúde, além de danos ambientais (veja mais aqui).

Veja também:
Os perigos do material particulado
Poluição do ar na Europa reduz expectativa de vida de seus habitantes


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais