Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Brasil ganhou algumas posições no ranking e ocupa o 16º lugar

Investigar o grau de felicidade em 158 países. Este é o principal objetivo do World Happiness Report, estudo produzido pela Sustainable Development Solutions Network (SDSN), que reúne um seleto grupo de acadêmicos internacionais e tem o apoio da ONU.

A terceira edição da pesquisa foi divulgada em abril e aponta a Suíça como o país mais feliz do mundo. Em seguida vem Islândia, Dinamarca, Noruega e Canadá.

Já o país mais triste é Ruanda, que sofreu com um genocídio nos anos 1990. A Síria, assolada por uma guerra civil, também está entre os menos felizes, assim como Togo, Burundi e Benin.

Expectativa de vida

O ranking é baseado no quanto as pessoas se consideram felizes, mas ele estima também o quanto dessa felicidade se deve a variáveis como PIB per capita, expectativa de vida, níveis de corrupção e liberdades individuais.

O Brasil subiu oito posições em relação ao anterior (2013) e chegou ao 16º lugar. Contaram a favor do país a expectativa de vida e o apoio social (que significa ter com quem contar em situações problemáticas). Os pesquisadores afirmam que os brasileiros dizem se sentir mais felizes atualmente, mas que a melhora na posição do país não se deve a nenhuma grande alteração em outros fatores.

Líder do ranking com 7.597 pontos, a Suíça tem pouco mais de oito milhões de habitantes. Um exemplo de como a vida em solo suíço é boa, sua maior cidade, Zurique, foi eleita neste ano como uma das melhores cidades para viver.

O objetivo do ranking é influenciar em políticas públicas. “Cada vez mais a felicidade é considerada uma medida adequada de progresso social e um objetivo da política pública”, diz o relatório. “Um número cada vez maior de governos nacionais e locais estão usando dados sobre felicidade na busca por políticas que possam permitir que as pessoas tenham uma vida melhor”.

O SDSN é composto por integrantes do meio acadêmico, de governos e do setor privado.

Ranking de Felicidade 2012 – 2014

  1. Suíça
  2. Islândia
  3. Dinamarca
  4. Noruega
  5. Canadá
  1. Brasil
  2. Luxemburgo
  3. Irlanda
  4. Bélgica
  5. Emirados Árabes Unidos

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais