Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Estudos realizados nos Estados Unidos descobriram que poços de gás e de petróleo emitem grandes quantidades de metano, um gás do efeito estufa

O metano é o segundo gás do efeito estufa mais emitido em todo o mundo. Quando comparado ao dióxido de carbono (CO2), o metano se mostra muito mais potente, sendo 86 vezes mais efetivo em reter calor em um período de 20 anos. Uma das maiores formas de emissão de metano no mundo ocorre por meio da indústria de petróleo e gás.

Um estudo da Universidade de Princeton (EUA) descobriu que milhões de poços nos Estados Unidos estão liberando grandes quantidades de metano no planeta. Os pesquisadores mediram a quantidade de metano de 19 poços abandonados a noroeste da Pensilvânia e todos estavam liberando metano. Desses poços, apenas um estava cadastrado como abandonado e três deles liberavam o gás milhares de vezes mais que os outros. A partir de uma análise prévia, foi estimado pelos pesquisadores que existem aproximadamente 3 milhões de poços de petróleo similares aos estudados – isso apenas nos Estados Unidos.

Outra pesquisa realizada pela Universidade de Austin, no estado americano do Texas, revelou que, da vasta quantidade de poços em operação, apenas alguns são responsáveis pela maioria das emissões. Cerca de 20% dos poços estava emitindo bem mais do que os outros, de acordo com a pesquisa.

Infelizmente, os Estados Unidos ainda não possuem um sistema para monitorar os poços e muito menos, até o presente momento, uma norma regularizando os padrões de emissão permitidos. Porém, esse processo de sua construção está em andamento e deve ter um resultado em breve. O importante é levar em conta as emissões dos poços de gás e petróleo – tanto os em operação, quanto os abandonados – porque eles são um problema grande que antes não era sequer percebido.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais