Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Segundo levantamento da OMS, nível de material particulado fino na capital indiana tem média anual muito elevada

Mais um desdobramento do estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre poluição em 1,6 mil cidades do mundo veio à tona: a capital indiana Nova Déli pode ser considerada uma das cidades mais poluídas do mundo. A média anual da quantidade de material particulado fino (MP 2,5) no município é de 153 microgramas por metro cúbico de ar (µg/m³). Especialistas do System of Air Quality Weather Forecasting and Research (SAFAR), ligada ao governo da Índia, dizem, no entanto, que os índices não tem média maior que 120 µg/m³.

Mesmo se for verdade, os números são extremamente altos e podem ser comparados até com a capital chinesa Pequim, conhecida pelas nuvens de poluição. Para se ter uma ideia, a medida recomendável, segundo a própria OMS, é de uma taxa anual de apenas 10 µg/m³. São Paulo, em 2012, teve média de 19 µg/m³, enquanto o Rio de Janeiro teve média de 36 µg/m³ (veja mais aqui).

A taxa anual de Pequim, estimada em 56 µg/m³, foi considerada subestimada por técnicos do SAFAR, que acreditam que a capital chinesa deve ter, no mínimo, o dobro desse número (112 µg/m³). Os especialistas também afirmam que a qualidade do ar em Déli é melhor que a chinesa no verão e e no período de monções. Porém, reconhecem que a poluição é mais elevada do que a da capital da China em tempos de inverno.

Clique aqui e confira o estudo da OMS na íntegra. Caso queira saber sobre os malefícios que a poluição causa, clique aqui.

Veja também:
88% dos habitantes das cidades estão expostos a níveis de poluição acima dos recomendados, afirma OMS
Na cidade de São Paulo, mesmo locais com menor índice de poluição ultrapassam meta internacional
Poluição no Rio de Janeiro é maior do que em São Paulo, segundo OMS


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais