Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Organização afirma que algumas das metas já foram alcançadas

A partir do dia 5 de abril de 2013, teve início a contagem regressiva de mil dias até a data final prevista para implantação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), em abril de 2015, de acordo com a ONU.

Tais metas têm a intenção é reduzir pela metade a pobreza, a fome e a precariedade mundial, diminuir a mortalidade materna e infantil, lutar contra as doenças, melhorar o saneamento básico, oferecer educação para todos e ampliar as oportunidades para as meninas e mulheres. Esses oito objetivos, representados pela figura no início da página, foram traçados em 2000. A organização afirma que alguns deles já foram alcançados em escala global.

Desde o início dos ODMs, de acordo com a organização, a pobreza extrema deixou de ser realidade para 600 milhões de pessoas; 100 milhões de moradores de favelas e habitações precárias deixaram de residir em tais locais e mais de dois bilhões de pessoas carentes em todo o mundo passaram a ter acesso à água potável. Pela primeira vez desde que os registros sobre a pobreza começaram a ser contabilizados, o número de pessoas vivendo em extrema pobreza caiu em todas as regiões pobres do mundo, incluindo a África Subsaariana.

Brasil e declaração

Em 2002, a fome e a pobreza extrema foram reduzidas no país. Em 2008, o governo federal afirmou ter cumprido a meta nacional de diminuir a porcentagem de pobres a um quarto da de 1990. Outro ponto positivo é que o país é referência mundial no combate ao HIV/Aids. No Brasil, os ODMs são chamados de “8 modos de mudar o mundo” (clique aqui e saiba mais).

Mesmo considerando a avaliação como positiva, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, acredita que são necessários mais investimentos da comunidade internacional em áreas como saúde, educação, energia e saneamento para que as mudanças se acelerem.

Segundo Ki-moon, o sucesso do planejamento dos ODMs poderá não só melhorar a vida de milhões, mas ajudará a planejar os novos desafios, relacionados ao desenvolvimento sustentável. Confira abaixo o depoimento oficial do dirigente:

Conheça todas as iniciativas que estão sendo organizadas no site oficial e nos perfis do Twitter e do Facebook da ONU.


Fonte: Agência Brasil


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais