Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Transporte será feito sobre trilhos

A falta de espaço nas ruas é um problema comum nas grandes cidades, e o numero crescente de carros novos colocados em circulação só faz o trânsito piorar, o que proporciona a poluição do ar, o estresse e a diminuição da qualidade de vida das pessoas.

Uma alternativa é o investimento em transporte público e as autoridades chinesas estão apostando em uma novidade na área para amenizar os danos citados: é o Straddling Bus, o ônibus sobre trilhos gigante.

A grande vantagem desse “novo” meio de transporte está na sua altura. O ônibus possui um vão de aproximadamente cinco metros de altura, que permite que carros e caminhões possam trafegar por baixo dele. O aumento do espaço disponível nas ruas e avenidas garantiria o melhor fluxo de veículos.

Outro ponto positivo é o fato do Straddling Bus se mover utilizando energia elétrica e solar. Apesar de também necessitar de trilhos, eles e o veículo podem ser construídos mais rapidamente que o metrô. Enquanto a construção de 40 quilômetros para o transporte subterrâneo demora, no mínimo, três anos, para o Straddling Bus o tempo é reduzido para um ano.

No total, de acordo com seu criador, o ônibus gigante economiza 860 toneladas de combustível e deixa de emitir 2.640 toneladas de carbono. O início da construção está previsto para o final de 2013.

A ideia é boa, mas ao privilegiar as vias de circulação, o novo ônibus também incentiva o uso de carros, o que faz com que as emissões de carbono aumentem. Em ultimo caso, as ruas voltariam a ficar completamente congestionadas. Sem contar que há riscos de colisão entre os carros que passam embaixo do ônibus. Portanto, ainda se trata de uma solução questionável em um dos países com os ares mais poluídos do mundo.

Confira abaixo um vídeo sobre a novidade (com legendas em inglês):


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais