Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Problema pode causar desequilíbrio na cadeia alimentar

Novos tempos, novas doenças. O início do século XXI está sendo marcado pelo aumento no número de pessoas que sofrem das “doenças modernas”, como a depressão, o estresse crônico e a obesidade. Para tratar esses problemas, surgiram novas drogas, como os remédios com propriedades que combatem a ansiedade.

Mas os seres humanos não são os únicos a serem afetados por esse tipo de droga. Estudo de um grupo de pesquisadores da Umeå University, na Suécia, conseguiu traçar um paralelo entre a contaminação da água por medicação antiansiedade e mudança no comportamento de peixes.

A pesquisa foi feita expondo percas, uma espécie de peixe, à água com concentração semelhante às encontradas no esgoto de regiões mais populosas da Escandinávia. O resultado encontrado foi uma mudança drástica na atitude dos animais.

Os peixes, que antes eram “tímidos” e andavam sempre em cardumes, se tornaram solitários. Além disso, mudaram seus hábitos alimentares, passando a comer mais rápido. Os pesquisadores apontam para esse problema que, em última instância, pode levar a um desequilíbrio na cadeia alimentar das regiões poluídas.

De acordo com os cientistas, a ideia não é combater o uso desse tipo de droga, mas sim lutar por investimentos em saneamento básico, para que estações de tratamento mais modernas, e que tratem esse tipo de poluição, sejam criadas.

Se você não sabe onde descartar seus medicamentos vencidos, clique aqui e encontre os postos mais próximos de você.

Veja também:
Aquecimento global pode diminuir tamanho de peixes nas próximas décadas
Os oceanos estão virando plástico
Peixe robô detecta poluição da água


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais