Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Concurso é realizado nos Estados Unidos, mas é possível enviar propostas de quaisquer países

Já é possível se preparar para a quarta edição da International E-Waste Design Competition, uma competição internacional que ocorre anualmente, desde 2009, nos EUA, e tem como objetivo apresentar novas e criativas maneiras de reaproveitar o lixo eletrônico e de evitar seu acúmulo.

A ideia é criar objetos com diferentes utilidades, todos feitos a partir de lixo eletrônico, além de novos produtos e serviços que possam contribuir para a diminuição do lixo no futuro. As inscrições começam no dia primeiro de setembro e duram por um mês.

O espirito da competição é incentivar o mundo industrializado a dialogar sobre design de produtos, aliando sustentabilidade e entretenimento.

Exigências para inscrição

Para participar é preciso ter mais de 18 anos, estar tentando ingressar na universidade ou estar formado desde maio de 2010. A candidatura pode ser individual ou em equipes. É permitido participar de uma equipe e também apresentar um projeto individual, mas não é possível estar em mais de uma equipe simultaneamente. Também é necessário apresentar uma prova de elegibilidade que pode ser qualquer uma das seguintes opções, todas em formato PDF:

-Cópia de uma transcrição oficial da universidade que está cursando ou se graduou recentemente;
-Carta de aceitação em uma universidade;
-Carta do conselheiro departamental do ingressante;
-Participantes de fora dos EUA, em caso de conquista de premiações em dinheiro, estão sujeitos a apresentar documentação adicional por motivos tributários;
-Definição de lixo eletrônico adotada.

O concurso considera lixo eletrônico os seguintes itens: computadores, copiadoras, celulares, televisores, reprodutores de DVD e VHS, tocadores de MP3, monitores, consoles de vídeo game, ZIP drivers, máquinas de fax, acessórios de computação (mouse, teclado e cabos). Ficam excluídos refrigeradores, torradeiras, rádios, despertadores, dispositivos eletrônicos que são parte de um veículo motorizado, visores contidos em aparelhos como lavadoras, secadoras, fornos, entre outros.

Categorias

Os projetos podem ser inscritos em duas categorias diferentes, uma voltada para prevenção da geração de resíduos e outra voltada para o reaproveitamento do lixo existente.

Prevenção: foco na diminuição do volume de lixo eletrônico gerado, os projetos nesta categoria devem ser voltados para novos produtos e serviços.

Reaproveitamento: foco na reutilização estética e técnica dos resíduos, os projetos devem apresentar um novo produto criado a partir do lixo eletrônico reaproveitado.

Entre no site oficial do projeto para ter mais informações a respeito. Se você não quer se aventurar no mundo das inovações com lixo eletrônico, mas tem consciência da necessidade de descartá-lo corretamente, entre na seção Postos de Reciclagem da eCycle.

Veja também:
Nova York instala pontos de internet sem fio em antigas cabines telefônicas públicas
Campanha da TI Rio irá recolher lixo eletrônico de empresas


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais