Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Componentes extraídos da urina se tornam fertilizantes, enquanto fezes viram biogás e podem ser converter em energia

Cientistas da Universidade de Tecnologia de Nanyang (NTU), em Singapura, desenvolveram um vaso sanitário que transforma dejetos humanos em energia e fertilizantes. Não é das tecnologias mais glamourosas, mas sem contar as vantagens já apresentadas, o sistema permite usar 90% menos água na hora de apertar a descarga.

Com o nome de No-Mix Vacuum Toilet, o vaso tem dois “buracos”: um para resíduos sólidos na parte anterior, e outro para dejetos líquidos, na frente.

Componentes como potássio, azoto e fósforo são coletados a partir da urina e, com posterior processamento, transformam-se em fertilizantes.

Já o resíduo sólido é encaminhado para um biorreator, onde é armazenado e tratado. Assim como em aterros sanitários modernos, o biogás que exala dos dejetos contém gás metano. Ele pode ser usado em afazeres do cotidiano (no lugar no gás de cozinha, por exemplo), substituindo de maneira mais sustentável o gás natural, ou também pode ser transformado em energia.

Economia de água

O No-Mix Vacuum Toilet utiliza tecnologia a vácuo, a mesma dos banheiros de aviões, o que reduz consideravelmente o nível de água gasto para dar descarga. Em vasos sanitários comuns, gasta-se de quatro a seis litros por descarga, enquanto a inovação desperdiça de 0,2 a um litro.

O projeto ainda está em fase de testes. Duas unidades serão instaladas na NTU e, se tudo der certo, em três anos já será possível que o projeto se expanda para outras cidades ao redor do mundo. Para ter mais informações a respeito, acesse o site oficial da universidade ou confira o vídeo abaixo (ambos em inglês):



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais