Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Chuveiro iluminado avisa quando o banho estiver demorando. Vermelhidão da luz indica início de desperdício

Após um cansativo dia de trabalho, de aulas na faculdade ou simplesmente após a rotina padrão do dia a dia, chegar em casa e tomar um banho é um verdadeiro alívio. Jogamos todo o cansaço e estresse ralo abaixo. O banho não serve apenas para relaxar – quando tomamos um banho na temperatura certa, ele pode também causar benefícios à saúde (veja mais no fim da página), só que essa sensação prazerosa também proporciona desperdício de água.

E foi exatamente para conter o uso desnecessário de água que três colegas de universidade, nos EUA, tiveram uma ideia iluminada: um chuveiro que avisa quando o banho estiver demorando muito através de um sinal de luz. É simples: ao ligar o chuveiro, a luz verde se acende e, à medida em que o banho vai se estendendo (sete minutos), a luz começa a mudar para a cor vermelha (confira no vídeo).

De acordo com um dos criadores, Brett Andlerr, “só o fato de avisar as pessoas que elas já estão muito tempo embaixo do chuveiro pode fazer com que o tempo gasto no banho seja reduzido em 12%”. Os chuveiros Uji são um bom negócio: custam em torno de US$ 50 (R$ 112), sendo que, com a economia feita (reduzindo-se a duração do banho), esse preço é pago em cerca de sete meses.

Benefícios da temperatura e desperdício de água

Como foi dito no início da matéria, a temperatura da água no banho pode ser benéfica ao organismo. O banho morno (10°C a 29°C) estimula o metabolismo e tonifica a pele, a sua duração deve ser menor que dois minutos. Já o banho quente-morno (29°C a 36°C) é ideal para eliminar toxinas do corpo logo quando acordamos, de manhã. Em contrapartida, o banho quente (37°C a 39°C) ajuda a relaxar os músculos. Enfim, os banhos podem no ajudar em vários aspectos, desde aliviar cólicas menstruais e dores de cabeça até estimular o corpo (caso dos banhos frios).

Apesar de todos os benefícios de um bom banho, quando estes são demorados demais podem causar alguns malefícios, como envelhecimento da pele. Mas, além de prejudicar a beleza, os banhos longos contribuem para um problema mais grave: o desperdício de água.

O uso consciente da água é importantíssimo num mundo onde 1,1 bilhão de habitantes não tem acesso à água tratada e cerca de 1,6 milhão de pessoas morrem todos os anos por conta de problemas de saúde decorrentes da falta desse recurso, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais