Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O Solar Impulse sofrerá alterações para dar a volta ao mundo

Em 2009, decolou para o seu primeiro voo o Solar Impulse, avião movido a energia solar, e com sucesso. Desde então, a aeronave, criada na Suíça por Bertrand Piccard e André Borschberg, fez uma série de voos de teste para demonstrar a possibilidade de o avião sustentável percorrer distâncias longas e de viajar à noite (pois acumula energia solar durante o dia). O novo desafio é ainda mais ousado: dar a volta ao mundo.

Para alcançar o objetivo de rodar o mundo sem um pingo de combustível, será necessário construir a segunda versão do modelo. O Solar Impulse B será mais leve e maior. Pesando 1,6 toneladas, o avião terá 63,4 metros de envergadura de asa e sua dimensão será semelhante à do Airbus A340. Nas asas, 12 mil células solares geradoras de energia irão sustentar os quatro motores elétricos e recarregar as baterias de lítio que fazem com que o Solar Impulse possa realizar voos noturnos.

As alterações feitas na segunda versão do avião darão mais conforto ao piloto, que terá uma cabine maior. Também será implantado um sistema isolante térmico de alto desempenho, capaz de manter a temperatura estável dentro da aeronave.

Todas essas melhorias serão proporcionadas por empresas que se interessaram no projeto após os sucessos iniciais. O Solar Impulse B está previsto para ser lançado no final de 2013, com voos programados para o início de 2014.

Recordes

A primeira versão do avião já bateu recordes mundiais por ter realizado viagens movidas apenas por energia solar durante longos períodos. Os recordes de altitude e durabilidade do voo (que teve 26 horas, 10 minutos e 19 segundos) para esse tipo de avião também são do Solar Impulse.

Para mais informações sobre os modelos, os feitos da aeronave, e o projeto em geral, acesse o site oficial (em inglês). Veja abaixo uma decolagem da primeira versão do avião:


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais