Luko: dispositivo inteligente desvenda desperdício de energia em aparelhos eletrônicos da sua casa

Ele é ligado ao medidor de energia e identifica os aparelhos por meio de "aprendizado de máquina"

Luko

Reduzir o desperdício de energia em casa não é fácil, especialmente se você nem sabe quais aparelhos estão provocando gasto desnecessário. Luko é um dispositivo inteligente que analisa o consumo elétrico de uma residência, identifica o gasto de cada aparelho e envia alertas e recomendações em caso de ocorrência de qualquer anomalia, o que pode reduzir a conta de luz em 15% - tudo isso monitorado por smartphone.

O mais surpreendente é a instalação facilitada. Segundo os desenvolvedores, basta plugar o Luko no medidor de energia da residência (desde que ele tenha os padrões europeu ou latino-americano). A partir daí o dispositivo inteligente assume o controle.

Como a mágica acontece?

Luko2

Luko usa o chamado "aprendizado de máquina" (um tipo de inteligência artificial) para analisar seu consumo de energia, enviar alertas e fornecer uma linha de tempo e de alocação de gastos de energia em tempo real. A transmissão de dados se dá por meio de uma conexão wireless.

Cada aparelho doméstico consome energia de maneira diferente e possui uma pegada elétrica distinta. Luko consegue identificar essas distinções. Ele usa tecnologia proprietária para "ouvir as vozes" dos aparelhos da sua casa. Os algoritmos de detecção de assinatura distinguem um aparelho do outro e detectam se há um mau funcionamento.

Em 2016, Luko foi projetado com base em três fatores-chave:
  • Acessibilidade: Luko mapeia um hardware de custo extremamente baixo combinado com tecnologia avançada de "aprendizagem de máquinas". A economia que o dispositivo proporciona com relação à conta de luz é suficiente para que o Luko" se pague" em cerca de quatro meses;
  • Inteligência: a equipe de Luko construiu um algoritmo de aprendizagem que se ajusta a cada casa em que opera;
  • Bom para o planeta: os usuários do Luko economizam 15% a mais energia (e de dinheiro também).

"Para realmente reduzir as emissões, precisamos parar de usar a energia do carvão e da gasolina. Nosso sonho é usar Luko para educar as pessoas sobre como e quando usar a energia, para adaptar a demanda de energia ao suprimento real e não o contrário", disse um dos idealizadores do projeto, o cientista de dados e engenheiro Benoit Bourdel.

Mas como exatamente este dispositivo inteligente ajuda a economizar energia?

  • Já se perguntou sobre valia a pena comprar uma geladeira com eficiência energética máxima para substituir o seu antigo eletrodoméstico? Luko tem a resposta. Ele fornece recomendações personalizadas sobre tarifas e substituição e manutenção de aparelhos.
  • Os alertas inteligentes de Luko tornarão impossível para você esquecer de desligar algum aparelho antes de sair da casa. Se algum dispositivo tiver sido esquecido por um período prolongado, você receberá uma notificação personalizada.
  • As recomendações personalizadas do Luko permitirão que você saiba quando a energia custará menos e irão orientá-lo sobre quais comportamentos vão aumentar a eficiência energética da sua casa.

O Luko está à venda no site oficial por 59 euros (cerca de R$ 215). O aparelho está disponível para distribuição em toda Europa; para moradores fora dessa área, é possível entrar em contato com o fornecedor e analisar a possibilidade de compra do produto.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail