Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Ele tem um formato que segue o padrão favo de mel, de modo a suportar impactos por toda a cobertura

Quem é ciclista regular tem sempre o seu capacete favorito a mão quando vai dar uma voltinha de bicicleta… Mas isso não ocorre com usuários ocasionais, que utilizam serviço de compartilhamento de bikes, por exemplo. E se houvesse um capacete barato, compacto e reciclável para oferecer proteção a esse tipo de ciclista?

A designer Isis Shiffer percebeu a necessidade de uma solução melhor em termos de capacetes para usuários de serviços de compartilhamentos de bicicletas, já que cerca de 90% deles não utilizam o equipamento enquanto dirigem seus veículos sustentáveis. Surgiu então o EcoHelmet.

O produto é feito com papel reciclado e é construído em forma de um padrão favo de mel radial, que protege o cabeça em todas as regiões de alcance igualmente, assim como o poliestireno dos capacetes normais – a vantagem é que ele é dobrável e tem o tamanho de uma banana quando não está em uso. O papelão do capacete é revestido com uma solução biodegradável que é resistente à água, fazendo com que o EcoHelmet possa ser exposto a chuvas por três horas sem problemas. O item pode ser facilmente reciclado quando usuário quiser. Por seu trabalho, Shiffer foi selecionada como vencedora internacional do James Dyson Award 2016, e o EcoHelmet poderá ser disponibilizado em vending machines em estações de compartilhamento de bicicletas em 2017, em Nova Iorque, a um custo estimado de US$ 5.

Ele é seguro?

O capacete ainda precisa de certificações para começar a ser vendido, mas Shiffer garante que fez diversos testes enquanto estudou na Inglaterra, no Royal College of Art. “Eles tinham um equipamento de testes de capacete com padrão europeu que me ajudou a coletar dados para a configuração favo de mel do EcoHelmet de modo a saber que era um projeto viável e que valia a pena ser desenvolvido”.

Você pode conferir o teste de impacto no vídeo. Para saber mais, acesse o site oficial do projeto.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais