Segway miniPRO: hoverboard elétrico portátil tem controles inovadores e pode ser dirigido via bluetooth

O usuário controla o equipamento apenas com os pés e joelhos. Entenda

Segway miniPRO: hoverboard elétrico portátil
Imagem: divulgação

Você já ouviu falar em hoverboards? A inspiração pode ter surgido no icônico filme "De volta para o futuro", mas a realidade é um pouco diferente. Eles não são skates voadores; parecem-se mais com patinetes elétricos... E você já deve ter visto algum segurança de shopping usando. Em pouco tempo, eles foram de coqueluche tecnológica a inimigos número um em alguns países. Para além de serem perigosos aos pedestres, potencialmente explosivos e substituírem a caminhada, esses skates motorizados que equilibram o usuário automaticamente têm uso proibido fora de propriedades privadas em Nova Iorque, na totalidade do Reino Unido e em muitas companhias aéreas.

O lado bom é que eles podem ser uma alternativa de transporte individual sustentável, já que a maioria possui motor elétrico.

Nesse mercado um tanto desafiador surgiu a Segway. A companhia desenvolveu um produto original, o Personal Transporter, uma scooter de duas rodas com autoequilíbrio, que foi, de fato, o hoverboard original (sem contar o do filme, é claro). Após uma empresa chinesa adquirir a companhia estadunidense em 2015, a maior parte dos concorrentes foi banida justamente por infringir a patente da Segway sobre veículos de duas rodas com autoequilíbrio.

Andando de Segway miniPRO
Imagem: divulgação

A empresa lançou então o seu mais novo modelo, o Segway miniPRO. Trata-se de uma versão melhorada e menor do Personal Transporter. Mas o status da marca deixou o preço bem salgado: cerca de US$ 1 mil.

As barras para mãos diminuíram de tamanho e se tornaram controles de joelho - isso mesmo, há apenas uma uma pequena barra que vai até os joelhos saindo da plataforma principal e é com as pernas que o usuário controla o item. O produto também é muito melhor construído que a maioria dos hoverboards com pneus robustos e tem uma plataforma grande o suficiente para o usuário se sentir seguro ao subir. A capacidade é de 110 kg, a velocidade máxima chega a 16 km/h e a autonomia do motor elétrico é de 22,5 km.

Enquanto a maior parte dos aparelhos presentes no mercado é controlada por pequenas inclinações com os pés, o miniPRO tem uma suplementação com a barra de direção de joelhos, que torna o controle mais preciso. Você envolve com as suas pernas a barra de direção dos joelhos e inclina-se para a esquerda ou para a direita para mudar a direção (confira no vídeo para entender melhor). É simples, por exemplo, girar por 360° no mesmo ponto.

Para além de ser guiado diretamente pelo usuário, o miniPRO pode ser controlado por bluetooth. O hoverboard vem com um aplicativo (iOS ou Android) que é usado para diversas funções, como controle de velocidade e medição de níveis de bateria.

Livre de incêndios, facilidade com terrenos distintos e portabilidade

Andando de Segway miniPRO
Imagem: divulgação

Alguns veículos de transporte individual do tipo hoverboards, como dissemos ali em cima, adquiriram a reputação de serem perigosos por se incendiarem. O miniPRO, de acordo com a Segway, é o primeiro veículo do tipo a ser rigorosamente testado e certificado para chegar aos mais altos padrões de segurança em termos incêndios e de outras demandas elaboradas pelo Underwriter Laboratories (UL).

O miniPRO é concebido para lidar com muitos tipos de terrenos. O motor dual e elétrico pode facilmente transpor obstáculos de 15° e lidar como várias condições adversas sem sacrificar a segurança e a estabilidade. O chassis e os pneus (testados para proporcionarem grande resistência a choques) são efetivos para alívio de solavancos a absorção vibrações enquanto o usuário dirige.

Portabilidade e durabilidade são essenciais no design do aparelho. Isso porque o miniPRO é feito com uma liga de magnésio superleve, o que torna o produto passível de ser carregado, armazenado e transportado. O controle de joelhos pode inclusive ser destacado da plataforma principal para facilitar o armazenamento.

O item também contam com iluminação para evitar acidentes.


Fontes: Cnet e Segway

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail