Tesla apresenta telhas com painéis solares embutidos e nova versão de bateria para gerenciamento de energia em casa

Esse telhado aí de baixo tem painéis solares? Dá pra acreditar?

Casa
Imagem: divulgação

Em 2015, a Tesla, empresa de Elon Musk conhecida por apresentar inovações tecnológicas relacionadas à energia sustentável, apresentou o Powerwall, uma bateria de íon-lítio capaz de armazenar energia gerada por fontes renováveis ou comuns e com funções de gerenciamento que facilitavam o uso. Pouco mais de um ano depois, o Powerwall 2.0 é apresentado e com um "parceiro" que pode tornar o uso do aparelho ainda mais viável. A companhia fez os anúncios em 28 de outubro de 2016.

Powerwall 2.0

Com o preço de US$ 5,5 mil, o novo modelo armazena 14 kWh de energia e oferece 5 kW de corrente contínua para uso interno nas residências (pode chegar a 7 kW se for preciso). Há também sistema de resfriamento líquido, um software para gerenciamento de seus recursos e um inversor integrado.

No primeiro Powerwall todo o gerenciamento de energia era automático; agora o usuário pode, em temporadas nubladas, reduzir o consumo da bateria ou apenas direcionar o seu consumo para dispositivos de maior demanda. Estima-se que o aparelho possa durar cerca de dez anos continuamente. Os primeiros modelos devem ser instalados no início de 2017 em alguns países da Europa e nos Estados Unidos.

Solar Roof

Bom, se você tem uma bateria de íon-lítio tão potente e funcional na sua casa, nada melhor que um painel solar, certo? Só que o Solar Roof que está sendo desenvolvido pela Tesla promete ser diferente dos modelos comuns disponíveis do mercado. A principal diferença é que você nem percebe que ele está instalado no seu telhado... Isso porque as telhas solares são feitas com vidro texturizado.

Solar Roof
Imagem: divulgação

A empresa SolarCity está fazendo parceria com a Tesla para a fabricação do produto. Com uma técnica de impressão hidrográfica, é possível, segundo os fabricantes, produzir peças com design atraente. Há quatro opções: texturizado, suave, ardósia e toscana. A Tesla afirma que, futuramente, algumas funções podem aparecer nessas telhas solares, como sistema de descongelamento para que os painéis recebam luz em períodos com muita neve. Com relação à durabilidade e à resistência, o produto parece ser tão forte quanto uma telha comum. O preço ainda não foi divulgado.

Veja a conferência de apresentação das novidades.


Fonte: Tesla

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail