Veículo sustentável movido a óxido sólido entra em fase de testes

Nissan lança o primeiro protótipo de veículo movido por uma célula de combustível e-Bio

Carro SOFC: sustentável movido a óxido sólido

A empresa japonesa Nissan anunciou em 2016 o primeiro protótipo de um carro movido por uma célula de combustível de óxido sólido (SOFC, na sigla) movido a etanol. Trata-se da minivan e-NV200, equipada com célula de combustível e-Bio, que produz eletricidade via SOFC usando o bioetanol armazenado no veículo. O hidrogênio é extraído do combustível por meio de um reformador e do oxigênio atmosférico; com a reação eletroquímica que ocorre em seguida, surge a eletricidade para alimentar o automóvel. O protótipo está em testes no Brasil - já foi inclusive exibido em evento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

A indústria automobilística vem investindo muito em pesquisas de novas tecnologias que possam reduzir o impacto ambiental gerado pela queima de combustíveis. Os automóveis híbridos e elétricos fazem parte desse processo de evolução, mas têm o problema de infraestrutura de abastecimento e reposição das baterias. Por isso a inovação em questão é tão promissora, já que consegue extrair o hidrogênio líquido do próprio veículo.

A Nissan afirma que o motor da célula de combustível e-Bio é limpo, altamente eficiente e funciona 100% com etanol ou com água misturada ao etanol. As emissões de carbono-neutro são limpas como a atmosfera; além disso, o carro oferece a aceleração potente e condução silenciosa, assim como baixos custos de manutenção (iguais aos de um veículo elétrico), ao passo que possui a autonomia de um veículo movido a combustível fóssil (cerca de 600 km).

Combustíveis de bioetanol são provenientes principalmente da cana-de-açúcar e do milho. Eles são encontrados facilmente em países da América do Norte e do Sul, que dispõem de infraestrutura já estabelecida. Devido à fácil disponibilidade de etanol e da baixa combustibilidade de água misturada ao etanol, o sistema não é dependente nem é restringido pela infraestrutura de carregamento existente, tornando a proposta mais mais fácil de ser apresentada ao mercado. O veículo também funciona com gás natural. No futuro, se esse tipo de carro for adiante, as pessoas poderão parar em pequenas lojas de varejo e comprar combustível.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail