Signal: placa de trânsito interna e interativa é nova aposta para evitar acidentes

Signal é uma nova forma de organizar o trânsito das grandes cidades, mais barata e efetiva do que as tradicionais placas de rua

Signal

Imagem: divulgação

O CEO e fundador da Signal, Hari Srinivasan, começou a desenvolver um projeto diferente quando perdeu um amigo num acidente de carro. A pessoa que faleceu não estava bêbada ou usando o celular, ela apenas se confundiu com uma entrada na estrada e caiu de um penhasco. Srinivasan não pôde deixar de pensar que se ali houvesse algum tipo de placa ou sinalização, seu amigo ainda estaria vivo.

A Signal foi então criada para diminuir o número de acidentes no trânsito que, atualmente, mata mais pessoas do que guerras e a malária juntas. As medidas convencionais que temos para amenizar isso são placas de rua, que custam alguns milhares de reais para serem instaladas e monitoradas. Aqui vão quatro motivos pelo qual a Signal é mais eficiente que placas de rua tradicionais, segundo seu criador:

1. A Signal é digital - as placas de rua se degradam com o tempo, podem cair ou se sujar, deixando de ser efetivas. Já a Signal fica no painel do seu carro e o avisa dos perigos por meio de alertas visuais e sonoros.

2. A Signal é dinâmica - o trânsito muda a cada minuto por conta de manifestações, acidentes e buracos no asfalto, por isso a Signal se mantém atualizada de forma simples, de modo que os motoristas possam entendê-la.

3. A Signal funciona com base nos dados levantados - hoje em dia, cada cidade tem seu processo para construir placas. A Signal usa tecnologia de patente para relacionar vários itens que podem estar associados com acidentes para informar ao motorista quando ele corre risco.

4. A Signal tem o preço acessível - é um app que pode ser usado com gasto de poucos dólares por mês.

Assista ao vídeo de apresentação da Signal (em inglês) para entender melhor o funcionamento.

 

Fonte:  Signal

Veja também:
-Equipamento que detecta movimentos dos olhos pode salvar vidas no trânsito
-Brasil perde R$ 156,2 bilhões do PIB com a lentidão do trânsito em São Paulo
-[Vídeo] Quem é mais rápido no trânsito: o ovo ou a galinha? 


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail