Missão espacial vai testar tecnologias para remoção de lixo da órbita da Terra

Há muito lixo em torno de nosso planeta

Você sabia que existem mais de sete mil toneladas de lixo na órbita da Terra? Esses resíduos representam sério risco a satélites e naves espacieis. O Centro Espacial de Surrey, no Reino Unido, anunciou que vai lançar a primeira missão espacial para coleta de lixo, batizada de RemoveDEBRIS, no início de 2017.

Entre as tecnologias que serão testadas há uma rede gigante que captura pedaços de lixo que estão à deriva para trazê-los à Terra; um arpão espacial, que atinge os objetos e os puxa de volta para a aeronave; e uma vela solar que poderia ser acoplada a futuros satélites, de modo que eles fossem guiados para a Terra (queimando na atmosfera) quando a vida útil dos mesmos terminasse.

Veja os modelos de demonstração feitos Centro Espacial de Surrey e que estão sendo exibidos no The Royal Society:

• Arpão

Rede

Vela

Nessa primeira etapa, o projeto vai apenas testar a eficiência das três ferramentas, sem tentar fazer uma limpeza em grande escala. Para isso, a RemoveDEBRIS vai jogar novos pedaços de lixo espacial na órbita para tentar coletá-los. Assim, as dimensões dos detritos coletados serão conhecidas, o que pode facilitar na avaliação de desempenho.

Fonte: Gizmodo

Veja também:
-Reciclagem no espaço sideral


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail