Pesquisadores desenvolvem couro sintético feito de chá fermentado

A substância dá origem a um material parecido com o couro

Pesquisadores da Iowa State University, nos Estados Unidos, desenvolveram um material bastante similar ao couro de animais usados na fabricação de roupas, malas, sapatos e outros acessórios. O visual e a textura são praticamente idênticos.

A descoberta do novo material aconteceu enquanto a equipe de pesquisadores da universidade, liderada pela professora Young-A Lee, estudava o subproduto de colônias de bactérias e leveduras encontradas em uma bebida feita a partir da fermentação de um chá rico em cafeína, a kombucha.

Composta de fibras de celulose em forma de gel, quando recolhida e seca, a substância dá origem a um material parecido com o couro. Por serem biodegradáveis, o ciclo de vida dos produtos produzidos com esse tipo de couro falso é ainda mais sustentável.

O material leva de três a quatro semanas para se desenvolver em condições controladas por laboratório. Os pesquisadores acreditam que o couro sintético é uma alternativa mais sustentável para a moda e toda a humanidade.

“Para a maioria das pessoas, a moda é uma expressão efêmera de cultura, arte e tecnologia se manifestando em forma”, afirma Lee. “As empresas de moda produzem novos materiais e roupas, de estação em estação, de ano após ano, para corresponder às necessidades e desejos dos consumidores. Pense para onde esses artigos, eventualmente, irão. Eles ocuparão espaços subterrâneos enormes, como qualquer outro lixo.”

Fonte: EcoD, com informações de Razões Para Acreditar o Olhar Animal

Veja também:
-Conheça o switchel, a bebida isotônica que pode ser feita em casa


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail