Jovem vietnamita desenvolve máquina que produz água potável

Caso a ideia dê certo, é possível que cada unidade custe US$ 45

O estudante vietnamita Nguyen Tan Loi, de 17 anos, visitou uma região do Vietnã de população humilde e onde a água potável é escassa. A experiência despertou no jovem a vontade de desenvolver algo que pudesse minimizar o problema. Em maio de 2015 ele começou a trabalhar em uma máquina que produz água doce a partir de água salgada e que obtém de um painel solar a energia que necessita para funcionar.

Segundo Loi, que é estudante do Instituto Nguyen Dinh Chieu da cidade de Ben Tre, caso chegue à fase de produção industrial, a máquina pode custar menos de US$ 45 a unidade.

"A primeira máquina tem pouca capacidade porque só tem um cano de plástico. Só proporciona a água suficiente para beber. Penso em criar uma máquina com sete canos de plástico que produzirá 30 litros de água diários", explicou Loi ao site VietnamNet Bridge.

Cerca de 884 milhões de pessoas no mundo carecem de um acesso seguro à água potável, segundo dados da ONU, organismo que reconheceu em 2010 como um direito humano o acesso à água potável e ao saneamento.

Fonte: EcoD

Veja também:
-Purificador de água sueco pode levar água potável a milhões


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail