Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Um gel composto à base de um biopolímero é o responsável por resfriar os alimentos

Em um grande esforço para repensar modelos de geladeira que possam estar disponíveis em qualquer ambiente, o designer russo Yuriy Dmitriev revelou um novo aparelho digno de séries de ficção futuristas. O seu “Bio Robot Refrigerator” utiliza uma substância especial de gel que esfria o alimento, quando você o coloca dentro do aparelho. A ideia do russo é finalista de um importante concurso internacional, que desafiou os participantes a redesenharem os aparelhos mais modernos da atualidade, pensando no futuro.

O Bio Robot Refrigerator pode ser montado apoiado numa parede de várias formas (na horizontal, na vertical ou até no teto!). A geladeira não tem motor ou outras tecnologias tradicionais, como a maioria dos equipamentos do tipo, – o gel faz todo o trabalho – assim, 90% do aparelho é o espaço utilizável real. Por mais estranho que seja, basta enfiar um alimento dentro do biopolímero gel (que não é pegajoso e não tem cheiro) e deixá-lo suspenso e resfriado até precisar dele novamente.

Dmitriev afirma que os agentes de refrigeração são os “robôs biológicos” que estão presentes no gel e que iluminam os alimentos, pois com baixa temperatura, o gel “acende”. Embora a novidade pareça bem divertida, o autor não sabe explicar com muita convicção como a experiência funcionará no futuro e como o gel será produzido em escala industrial.

Viabilidade de lado, a geladeira é, definitivamente, um grande passo adiante em termos de repensar o design de um dos nossos aparelhos mais utilizados. Provavelmente, a melhor novidade desta máquina-conceito é que ela não gasta energia para refrigeração – só precisa de energia para o bloco de controle. Comparada com a geladeira moderna típica, que utiliza cerca de 8% da energia de uma família, este gadget estiloso poderá reduzir nosso consumo de energia significativamente no futuro.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais