Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Evapolar tem formato de caixa quadrada e pesa 1,6 kg

Imagem: divulgação Evapolar

Imagine um equipamento de ar condicionado portátil, que não exija custos de instalação e que possa ser alimentado com água. Uma startup russa está tirando essa ideia do papel com o Evapolar.

O aparelho tem formato de uma caixa quadrada, pesa 1,6 kg e tem dimensões de 16 cm. O reservatório de água tem capacidade para 710 ml e precisa ser alimentado a cada seis ou oito horas. O consumo de energia é de, no máximo, 10 watts (W) e o poder de resfriamento é de 500 W, com temperatura mínima de 17 ºC.

A manutenção é simples e feita apenas a cada oito meses – para isso, é preciso substituir o cartucho de evaporação. A duração do componente varia de acordo com o uso do aparelho e a qualidade da água inserida. O produto já vem com um cartucho extra e outros mais podem ser adquiridos diretamente com a empresa por US$ 20. Funciona assim: nanofibras de basalto atuam no processo de evaporação da água, que é resfriada pelo equipamento ligado à tomada. Quando a água do reservatório acaba, o produto opera como um ventilador convencional. Assim, não há o uso de gás freon, evitando impactos ambientais.

Potência e praticidade

É possível perceber que a potência do Evapolar produto é cerca de metade do que é oferecido em outros aparelhos de ar condicionado. No entanto, ele não tem custos de instalação e é bem prático, podendo ser até carregado em uma mochila.

Entenda mais sobre o projeto no vídeo (em inglês). 


Fonte: EcoD

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais