Índia testa painéis fotovoltaicos nos tetos de vagões de trens

Ideia foi inspirada no avião Solar Impulse

Imagem: Anil Kumar Chhatri, Northern Railways

O avião Solar Impulse, o primeiro do mundo a realizar voos internacionais utilizando apenas a energia do sol faz tanto sucesso que consegue agora influenciar um projeto do governo indiano, cuja ideia é utilizar placas solares no teto dos trens, a fim de gerar energia limpa a ser aproveitada pelos próprios vagões.

A informação de que o Solar Impulse serviu como inspiração foi confirmada pelo ministro das Ciências e Tecnologia, Harsh Vardhan. No caso dos trens, contudo, o uso de diesel não será totalmente substituído, mas a energia limpa será usada em conjunto, suprindo até 15% da necessidade energética dos vagões, de acordo com o Daily Mail. Dessa forma, o consumo de diesel seria reduzido em 90 mil litros por ano, diminuindo também a emissão de dióxido de carbono (CO2) em mais de 200 toneladas neste mesmo período.

Os trens devem funcionar como plantas solares móveis, o que significa que quando a energia limpa não for utilizada pelo trem, ela poderá ser remanejada para a malha energética das cidades. Os testes em um trem piloto da Índia (país que tem sol abundante e tradição no uso desse meio de transporte) já começaram ser feitos.

Fonte: EcoD

Veja também:
-Operação 100% solar é inaugurada em aeroporto da Índia
-Carro compacto movido a ar comprimido tem autonomia de 128 km e quase não polui


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail